Brett Wilkins* | Common Dreams | # Traduzido em português do Brasil
"Se não resolvermos essa questão, o povo americano continuará a virar as costas à democracia."
O senador americano Bernie Sanders disse no domingo que os democratas não têm uma "visão para o futuro", alertando que os americanos "darão as costas à democracia" se as autoridades eleitas não conseguirem combater uma "oligarquia com esteroides".
Aparecendo no programa "Meet the Press" da NBC News , Sanders (I-Vt.) foi questionado sobre a recente afirmação da senadora Elissa Slotkin (D-Mich.) de que os democratas deveriam parar de dizer "oligarquia" porque isso só ressoa com instituições costeiras, e se ele está "perdendo a chance de falar para um público mais amplo".
"Bem... tivemos 36.000
pessoas
"Acho que o povo americano não é tão burro quanto a Sra. Slotkin pensa. Acho que eles entendem muito bem", continuou o senador. "Quando o 1% mais rico possui mais riqueza do que os 90% mais pobres, quando os grandes interesses financeiros conseguem controlar os dois partidos políticos, eles estão vivendo em uma oligarquia."
"E essas são precisamente as questões que precisam ser discutidas", disse Sanders. "Você está vivendo em uma democracia quando [ Elon] Musk pode gastar US$ 270 milhões para eleger [o presidente Donald] Trump e depois se tornar a pessoa mais importante do governo?"
Sanders criticou o Comitê de Assuntos Públicos Americano -Israelense e outros super PACs "que têm enorme poder sobre os candidatos democratas".
"Essas são questões sobre as quais precisamos discutir. Essa é a realidade da sociedade americana hoje. Os muito ricos estão ficando mais ricos, a classe trabalhadora está em dificuldades, 800 mil pessoas estão dormindo nas ruas", argumentou o socialista democrata.
"Se não resolvermos essa questão, o povo americano continuará a dar as costas à democracia, porque olha ao redor e se pergunta: 'Alguém entende o que estou passando?'", acrescentou. "E, infelizmente, neste momento, em grande parte, nenhum dos partidos entende."
Sanders pediu aos democratas que adotem políticas como consertar o "sistema de saúde falido" do país e aumentar o salário mínimo, apontando questões nas quais ele está trabalhando com colegas.
"Você tem democratas... falando sobre o movimento de Trump em direção ao autoritarismo; se opondo vigorosamente ao chamado projeto de lei de reconciliação para dar mais de um trilhão de dólares em incentivos fiscais para o 1% e fazer cortes massivos no Medicaid, nutrição e moradia; se opondo ao que Musk está fazendo para desmembrar a Administração da Seguridade Social e a Administração de Veteranos , dificultando que nossos veteranos obtenham assistência médica decente ou benefícios a tempo", disse ele.
Sanders argumentou que o país precisa de mais pessoas da classe trabalhadora concorrendo a cargos públicos — e não necessariamente como democratas.
"Você quer se candidatar como democrata? Ótimo", disse ele. "Você quer se candidatar como independente? Isso é ótimo, mas você precisa se envolver no processo político, porque neste momento o sistema bipartidário está falhando com a classe trabalhadora deste país."
* Brett Wilkins é redator da Common Dreams.
Sem comentários:
Enviar um comentário