domingo, 22 de maio de 2011

Etiópia: Parceria económica África-Índia vai atingir 70 biliões de dólares em 2015




 
Addis Abeba (Dos enviados especiais) - A parceria económica entre a África e a Índia prevê atingir um montante de 70 biliões de dólares até 2015, segundo declarou em Addis Abeba (Etiópia) o ministro indiano do Comércio e Indústria, Anand Sharma.

Ao intervir sexta-feira, na sessão de abertura da exposição "India Show", realizada no âmbito da Cimeira África-Índia, a ter lugar terça e quarta-feira próximas, na capital etíope, Sharma precisou que "o rumo dessa cooperação bilateral demonstra que é possível atingir esta meta no período previsto".

Segundo o ministro, esta parceria económica tem dado passos gigantes desde a realização da I Cimeira África-Índia, em 2008, tendo os montantes dos negócios se cifrado em 46 biliões de dólares até ao ano de 2010.

"A Índia tornou-se num dos maiores investidores em países africanos, cobrindo os mais variados sectores, nomeadamente, do petróleo e gás, da indústria petroquímica, tecnologias de informação, infra-estruturas, agricultura e saúde, entre outros", acrescentou.

Reiterou que o seu país vai prosseguir os esforços para expandir as suas acções nos Estados africanos.

Anand Sharma afirmou que a feira "India Show", que encerra domingo, será uma oportunidade para as empresas africanas estreitarem os lacos existentes e forjarem novas parcerias com as companhias indianas.

"A grande presença de sociedades indianas na feira vai ajudar as empresas africanas a assegurar oportunidades comerciais na Índia e interagir como potenciais parceiros", ressaltou.

Mais de 80 companhias indianas ligadas à indústria, agricultura, finanças, tecnologias de informação, saúde e outros serviços, expõem os seus produtos neste evento.

O acto inaugural da exposição contou com a participação do vice-presidente da Comissão da União Africana, Erastus Mwencha, do embaixador da Índia na Etiópia, Bhagwant S. Bishnoi, e de alto-funcionários da UA.

Sem comentários:

Mais lidas da semana