sexta-feira, 30 de março de 2012

Espanhóis repudiam política de Rajoy com adesão massiva a greve e mega manifestação




Marilia Assad, Madri, texto e foto – Opera Mundi

Segundo os sindicatos, 77% dos trabalhadores aderiram à greve; protesto em Madri reuniu centenas de milhares de pessoas

A Espanha amanheceu nesta sexta-feira (30/03) sem pressa, após 24 horas de paralisações organizadas pelos principais sindicatos do país, o CCOO (comissões operárias) e a UGT (União Geral de Trabalhadores). O “29M”, como ficou conhecida a greve geral, refletiu a insatisfação dos espanhóis com os cortes de gastos públicos num país de 5, 3 milhões de desempregados e com uma reforma trabalhista imposta por decreto que barateia a demissão.

Segundo os sindicatos, a adesão à greve foi de 77%. Nos setores da indústria, transporte, construção e agricultura, a paralisação alcançou 95%. O setor público e o de serviço apresentaram os números mais baixos de adesão, com quase 50% em cada um.

O governo minimizou o impacto da greve. De acordo com o Executivo, que divulgou apenas os números do setor público, a paralisação dos funcionários desse setor não ultrapassou 17%.

As manifestações aconteceram em um ambiente festivo e tranquilo em quase todo o país. Apenas em Barcelona ocorreram incidentes mais graves de confronto entre a polícia e alguns manifestantes, resultando em 44 pessoas feridas e 71 detidas.

Em Madri, a passeata reuniu centenas de milhares de manifestantes, levando às ruas pessoas de todas as idades, ligadas ou não a algum movimento social ou organização sindical. Durante todo o dia, os ruídos dos helicópteros sobrevoando o centro da cidade e as sirenes dos carros da polícia fizeram parte da jornada de protesto. Os cartazes, em grande parte irônicos e bem humorados, traduziam as reivindicações e o descontentamento de uma sociedade que tem quase 23% da população ativa desempregada.

“Eu estou aqui porque o governo vem ignorando há meses as paralisações e protestos que temos feito contra os cortes na educação”, afirmou Carmen Cruz, de 38 anos, professora do ensino fundamental que participava da caminhada com um grupo de professores e alunos. Todos usavam uma camisa verde, identificando-os como parte do movimento marea verde (maré verde). O movimento nasceu no final do ano passado contra os cortes orçamentários na educação.

O ambiente nas ruas de Madri era diferente do da última greve geral de setembro de 2010, convocada em resposta à reforma trabalhista do governo socialista. Naquele momento, muitos trabalhadores ainda acreditavam que a crise econômica seria de curta duração e também que as políticas de austeridade do governo seriam menos severas.

“Indignados”

Em maio de 2011, entre essas duas greves, surgiu o movimento dos indignados, conhecido também como movimento “15M”. Milhões saíram às ruas em maio, junho e outubro do ano passado. Foram mobilizações massivas criticando os cortes sociais e que também resultaram na criação de um movimento nacional contra o despejo das inúmeras famílias que já não podiam arcar com as dívidas de suas hipotecas.

“Eu não estive na greve geral de 2010. Sentia-me pouco representado pelos sindicatos. Foi a partir do movimento 15M que comecei a participar mais ativamente das manifestações”, contou Jorge Nuñez, de 27 anos, estudante de uma pós-graduação em economia e que está desempregado há quase um ano.

Quando a greve geral foi convocada, os principais jornais de linha editorial mais próxima ao novo governo do Partido Popular (PP, de direita) acusaram os representantes da UGT e CCOO de agirem com objetivos puramente políticos. O principal argumento foi de que os sindicatos sequer esperaram os 100 primeiros dias do governo de Mariano Rajoy antes de tomar esta decisão.

Para a patronal, a greve só traz mais prejuízos a um país submerso numa grave crise econômica, além de piorar a imagem da Espanha na União Europeia.

Na emblemática Praça de Sol, em Madri, os líderes sindicais advertiram que seguirão convocando os trabalhadores até que o governo aceite negociar e modificar substancialmente a reforma laboral. Rajoy tem até dia 1º de maio para dar uma resposta.

A ministra do Trabalho, Fátima Bañez, disse que “a parte fundamental da reforma trabalhista não sofrerá modificações”, e anunciou ainda que o governo dará continuidade a sua agenda reformista.

Leia mais

6 comentários:

Anónimo disse...

Gгeat infoгmatiοn. Luckу me I reсentlу found your blοg bу accident (stumbleupon).
I have savеd it for lateг!

Μy blog wiki.gulbac.usla.Org.ar

Anónimo disse...

For the reason that the аԁmin of this ωeb pаge is working, no question vеry soon it
will bе famous, due to its feature соntents.



Feеl frеe to ѵisit my homepage - bres.de

Anónimo disse...

My bгothеr suggested I might like this wеbsite.
He was entirely right. This post trulу made
my dаy. You cann't imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!

Take a look at my webpage; V2 Cigs

Anónimo disse...

Јuѕt wish tο ѕay уouг articlе is as amazing.
Τhe clearness оn your submit is simply nice and i could ѕuppose you're knowledgeable in this subject. Fine with your permission allow me to clutch your RSS feed to stay up to date with coming near near post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

Also visit my webpage v2 cigs reviews

Anónimo disse...

Wοnԁeгful goods fгom you, man. I've understand your stuff previous to and you are just too magnificent. I really like what you have acquired here, certainly like what you are saying and the way in which you say it. You make it entertaining and you still care for to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is really a great site.

Also visit my weblog Http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
my webpage > V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

Mаgnifiсent gooԁs from you, man. I've understand your stuff previous to and you are just too great. I actually like what you've aсquіred here, reаlly likе whаt you arе sаying
and thе way in which yοu saу it. Υou mаke it
enjoуable аnd you ѕtill carе for to
keep it wisе. I can not waіt to read far more from you.
This iѕ actually а wonԁerful webѕite.


Ηere is my blog Just Click The Next Website

Mais lidas da semana