MSE - Lusa
Díli, 31 mai (Lusa) -- Dois terços da população timorense é fumadora, alertou hoje a secretária-geral da Cruz Vermelha de Timor-Leste, Isabel Guterres, a propósito do Dia Mundial Contra o Tabaco, tendo considerado o número como "alarmante".
"Um estudo realizado entre 2009 e 2010 demonstra que 66 por cento da população (cerca de 1.066 milhões de pessoas) é fumadora", afirmou à agência Lusa Isabel Guterres.
A secretária-geral da Cruz Vermelha de Timor-Leste falava à Lusa no final de uma marcha realizada em Díli para assinalar o Dia Mundial Contra o Tabaco, que hoje se celebra, na qual participaram dezenas de pessoas.
Considerando o número como "alarmante", Isabel Guterres explicou que além dos malefícios que o tabaco provoca na saúde, em Timor-Leste o consumo de tabaco tem também impacto em termos económicos.
"No nosso país há pessoas a viver com menos de um dólar por dia e o consumo de tabaco, além de prejudicar a saúde, prejudica a economia familiar, porque ao fumar estão a queimar dinheiro", disse.
A marcha teve início junto ao Palácio Presidencial e terminou no centro comercial Timor Plaza, onde é proibido fumar.
Das autoridades timorenses, Isabel Guterres disse esperar mais empenho para haver no país espaços livres de fumo.
Cerca de seis milhões de pessoas morrem anualmente devido a doenças cancerígenas, cardíacas e respiratórias provocadas pelo tabaco.
Sem comentários:
Enviar um comentário