quarta-feira, 6 de junho de 2012

PORTUGAL TEVE A SEGUNDA MAIOR QUEBRA DE PIB NO 1º TRIMESTRE



TSF

Portugal registou no primeiro trimestre do ano a segunda maior quebra, de -2,2 por cento, no seu produto interno bruto (PIB), depois da Grécia (-6,2 por cento), na comparação homóloga, segundo o Eurostat.

Em terceiro lugar, ainda segundo dados do gabinete de estatísticas da União Europeia, está a República Checa, cujo PIB recuou 1 por cento no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2011.

A Letónia, a Lituânia e Estónia foram os Estados-membros que maior crescimento registaram, respetivamente, 5,5 por cento, 4,4 por cento e 4,0 por cento.

Na comparação com o trimestre anterior (o último de 2011), verifica-se que Portugal surge em quarto lugar no recuo da economia, (-0,1 por cento), depois da Hungria (-1,3 por cento), da República Checa (-1 por cento), da Itália (-0,8 por cento) e Chipre (0,3 por cento), sendo que não há dados disponíveis sobre a Grécia neste indicador.

A comparação com entre o primeiro trimestre do ano e o último de 2011 revela ainda que a Finlândia, Suécia, Polónia, e Lituânia registaram as maiores subidas nos seus PIB (0,8 por cento), seguidas pela Eslováquia (0,7 por cento) e a Alemanha (0,5 por cento).

Sem comentários:

Mais lidas da semana