sábado, 22 de setembro de 2012

Moçambique: DEVÍAMOS TER MEDO DO NOSSO MEDO…

 

Verdade (mz)
 
Temos um medo irracional da Frelimo. Andamos todos preocupados com a candidatura de Armando Guebuza para a sua sucessão na direcção do seu partido. A apreensão até pode ser legítima, dado que historicamente nunca conhecemos, no país, Presidente da República que não fosse igualmente da Frelimo.
 
A questão da sucessão preocupa os “moçambicanos” por causa de uma possível, dizem, emergência de dois centros de poder. Alegam, os temerários de tal hipótese, que é um perigo o país mergulhar na fórmula de Putin.
 
É certo que, nos dias que correm, a relação entre partido e Estado ganhou contornos de uma promiscuidade absurda. Umas vezes pela pressa dos governantes em subalternizar o Estado, outras pela leitura que os próprios dirigentes fazem dessa relação para incutir, nos moçambicanos, que, passe a repetição, o Estado não subsiste sem o partido.
 
Desmorona e dilui-se na sua própria insignificância. O certo é que, dia após dia, vemos um partido cada vez mais forte e um Estado sem expressão. De forma estranha, os actuais líderes de opinião dão mais importância ao partido do que ao Estado.
 
As páginas dos grandes jornais andam repletas desse jogo de sucessão e legitimam, em coro, o medo irracional de todos nós. Todos temem as decisões do X congresso da Frelimo. Ainda mais quando sabem que Guebuza é candidato à própria sucessão. Há-de vir para aqui o exemplo de que há muito em jogo e que Guebuza luta para proteger o seu património financeiro. Até pode ser verdade. Porém, não é disso que devíamos ter medo.
 
Se dissermos que o nosso medo deriva da possibilidade de Guebuza mandar na Frelimo, no mínimo, estamos a mentir, porque nenhuma pessoa lúcida, por mais fraca que seja, deve temer o poder de um presidente de Partido. Portanto, fica bem visto que se trata de um outro medo. Ora, quem teme partidos confundiu o acessório. Aqui reside o nosso erro. No fundo, tememos Guebuza porque concebemos, no âmago do nosso subconsciente, que a Frelimo será Governo. É, portanto, por via disso que tememos Armando Guebuza.
 
Porém, aceitar que a Frelimo seja Governo depende da nossa vontade. Aceitar que a fórmula de Putin vingue em Moçambique está na mão de “22” milhões de moçambicanos.
 
Quem deve temer Guebuza são os membros do seu partido, se tiverem motivos para tal. Nós não. Não podemos temer alguém que só poderá mandar no país se nós o permitirmos. Temer dessa forma é pior do que estar indefeso. É que, no mínimo, estamos a assumir uma situação em que é melhor acabar com eleições e esperar pelos congressos da Frelimo para encontrar os governantes.
 
Assumimos, ainda que implicitamente, que o cidadão é desprezado em todos os sentidos do termo e da conduta do governante. Ou seja, reconhecemos a nossa impotência para mudar o curso das coisas. Não nos reconhecemos agentes de qualquer mudança. Somos objectos ou barro que, nas futuras eleições será transformado pelo oleiro que tomará as rédeas do partido Frelimo.
 
Somos uns autênticos incapazes. Porque, ao temer o que não devíamos, legitimamos as vitórias da Frelimo nos próximos pleitos. Devíamos, para bem do país, ser mais donos das nossas decisões do que a Frelimo. A não ser que não tenhamos essa capacidade de sermos sujeitos do nosso destino. Mas aí, se não a tivermos, somos obrigados a demitir-nos como povo. Não é a Frelimo que está errada; somos nós que habitamos – para usar a linguagem de Egídio Vaz – uma torre de equívocos colectivos. E, de todas as formas, a culpa é nossa.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana