quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Timor-Leste: AUTÁRQUICAS EM 2015, TT BAIXA TARIFAS, INDONÉSIA E AUSTRÁLIA

 


Ministro da Administração Estatal timorense quer autárquicas em 2015
 
09 de Outubro de 2012, 21:22
 
Díli, 09 out (Lusa) - O ministro da Administração Estatal de Timor-Leste, Jorge Teme, disse hoje à agência Lusa que as primeiras eleições autárquicas do país se devem realizar em 2015.
 
"Em 2013 vão começar os preparativos, com a criação de comissões instaladoras nos 13 distritos do país para que em 2015 possamos realizar eleições municipais", afirmou.
 
O ministro da Administração Estatal timorense falava no final da cerimónia de posse do novo diretor-geral do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, Acilino Branco.
 
"Contamos fazer eleições para assembleias municipais e eleições para presidentes de câmaras municipais", acrescentou o ministro.
 
Para o ministro da Administração Estatal, as eleições autárquicas vão ser uma oportunidade de Timor-Leste mostrar ao mundo uma "nova imagem, que compete com outros países".
 
Jorge Teme disse também que o processo para a realização das autárquicas será apoiado por várias câmaras municipais portuguesas através de assistência técnica.
 
O programa do V Governo Constitucional de Timor-Leste, aprovado em setembro no parlamento, prevê a introdução de um "novo nível de governo municipal", com a criação de entre três a cinco municípios.
 
As comissões instaladoras vão avaliar se os 13 distritos timorenses possuem os requisitos mínimos necessários para a criação de municípios e estabelecimento de processos eleitorais, acrescenta o programa do governo.
 
MSE. //EJ.
 
Timor Telecom comemora 10.º aniversário com anúncio de tarifários mais baixos
 
10 de Outubro de 2012, 14:21
 
Díli, 10 out (Lusa) - A Timor Telecom, empresa detida maioritariamente pela Portugal Telecom, anunciou hoje, em conferência de imprensa por ocasião das comemorações do seu 10.º aniversário, tarifários mais baixos e planos especiais para empresas.
 
"Uma coisa é certa, nestes tarifários que vão ser lançados quer para o público em geral, quer para os empresários, haverá novos serviços e preços mais baixos", afirmou o administrador delegado da Timor Telecom, Manuel Capitão Amaro.
 
Segundo o administrador delegado da Timor Telecom, vão ser lançados tarifários para famílias e jovens em que a perspetiva é "dar ao cliente preços mais baixos e mais facilidades".
 
Ao nível empresarial, o responsável da Timor Telecom explicou que estão a ser discutidos e assinados protocolos de fidelidade com empresas, que incluem regalias e novos serviços.
 
A Timor Telecom foi criada a 17 de outubro de 2002 na sequência da assinatura de um contrato de concessão com o Estado timorense, tendo começado a operar em 2003.
 
Desde 2002, a empresa já investiu 103 milhões de dólares (80 milhões de euros) para o desenvolvimento de infraestruturas de telecomunicações do país.
 
Com 632.500 clientes, a Timor Telecom assinou em março um acordo com o Governo de Timor-Leste para a cessação antecipada do contrato de exclusividade que detinha no setor das telecomunicações, móvel e fixo, no país.
 
No âmbito das comemorações do 10.º aniversário, a Timor Telecom prevê também a abertura de mais lojas, novos tarifários de banda larga e ações sociais de entrega de computadores.
 
MSE // PNE.
 
Autoridades indonésias em alerta máximo devido a ameaça terrorista em Bali
 
10 de Outubro de 2012, 14:28
 
Bali, Indonésia, 10 out (Lusa) -- A polícia indonésia anunciou hoje estar em alerta máximo por ter "informações credíveis" de uma ameaça terrorista contra as cerimónias que vão, na sexta-feira, assinalar 10 anos sobre os atentados de Bali.
 
"Segundo informações credíveis, terroristas planeiam lançar um ataque contra o evento para assinalar os atentados de Bali", disse o número dois da polícia da província de Bali, I Ketut Untung Yoga Ana, citado pela agência noticiosa AFP.
 
Perante a possibilidade de um atentado terrorista, a segurança em todas as entradas em Bali, incluindo portos e aeroportos, será reforçada e "medidas de segurança extraordinárias estão a ser tomadas", acrescentou.
 
A polícia indonésia tinha indicado anteriormente que mais de mil membros das forças de segurança tinham sido destacados para a cerimónia de sexta-feira, em que está prevista a participação da primeira-ministra australiana, Julia Gillard.
 
Os atentados de 2002 contra os espaços noturnos Sari Club e Paddy's Bar, na zona de Kuta, na ilha de Bali, levados a cabo pelo grupo Jemaah Islamiyah, ligado à Al-Qaida, causaram a morte a 202 pessoas, entre as quais 88 australianos.
 
PNE // PNE.
 
Presidente da câmara baixa australiana pede demissão devido a investigação sobre assédio sexual
 
09 de Outubro de 2012, 22:04
 
Sidney, 09 out (Lusa) -- O presidente da câmara baixa do parlamento australiano, Peter Slipper, investigado por assédio sexual a um ex-colaborador, pediu hoje a sua demissão.
 
"Deixo este cargo sem rancor, mas com muita tristeza", declarou Peter Slipper.
 
O político encontrava-se numa situação insustentável após a revelação do conteúdo de mensagens escritas enviadas por telefone a um antigo colaborador, James Ashby, um homossexual de 30 anos que acusa Slipper de assédio.
 
Slipper, que foi ordenado padre anglicano em 2008, falou ainda nas mensagens em termos pouco lisonjeiros de uma política conservadora eleita e descreveu os órgãos genitais da mulher como "um molusco que sai da sua concha".
 
Peter Slipper foi recrutado da oposição pela primeira-ministra australiana, Julia Gillard (Partido Trabalhista, de centro-esquerda), no ano passado e tornou-se presidente da câmara baixa.
 
No parlamento, a primeira-ministra entrou em confronto com o líder da oposição conservadora, Tony Abbott, dizendo que o político era "sexista", não gostando também das atitudes de Abbott em relação ao caso de Slipper.
 
CSR // VM.
 
*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG
 
Leia mais sobre Timor-Leste (símbolo na barra lateral)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana