segunda-feira, 1 de abril de 2013

ANGOLA AMORDAÇADA




Guilherme Dias – Lusomonitor, opinião

“Aprofundar a democracia participativa”. Foi esta a última promessa de campanha de José Eduardo dos Santos, a 29 de Agosto de 2012, num comício junto ao estádio 11 de Novembro, nos arredores de Luanda. Aprofundar, disse, “através da concertação do Governo com os parceiros sociais, sociedade civil e autoridades tradicionais, de modo a que todos participem organizadamente na resolução dos problemas da nação”.

Poucos, muito poucos mesmo, terão acreditado. Mas era difícil acreditar que durasse tão pouco: menos de um ano depois, o regime voltou a usar da força para silenciar as vozes de protesto. Quase duas dezenas de manifestantes foram detidos, jornalistas impedidos de trabalhar, ativistas dos Direitos Humanos ameaçados. Silenciamento total da comunicação social pública, quase total da parte da privada. No sábado, Angola foi, mais uma vez, amordaçada.

Viu-se mais uma vez o pior do regime angolano. O uso de força desmesurada para conter algumas dezenas de jovens, armados apenas com a frustração e o cântico de protesto. Mas viu-se também o medo de uma elite que sabe que os que desceram até ao cemitério de Santa Ana, defronte do Comando Provincial da Polícia Nacional, são apenas uma pequena amostra dos que querem uma mudança – uma “primavera”, como lhe chamam os organizadores da manifestação de sábado.

E agora…

Quantos mais, ao ler as notícias sobre o silenciamento da manifestação, terão eles próprios sido tomados desse desejo de mudança?

Qual seria o efeito de a liderança angolana levar a sério as suas palavras – “aprofundar a democracia participativa”, lembre-se – e iniciar um processo inclusivo de reformas, envolvendo toda a sociedade civil, desde os intelectuais e inclusivamente históricos do MPLA que há anos reivindicam uma abertura, às ONG e aos mais contestatários?

E como pode um dos mais ricos e poderosos regimes de África ter medo de um punhado de jovens ao ponto de danificar ainda mais a sua pobre reputação de cumprimento dos preceitos da democracia e Direitos Humanos?

A comunidade internacional vai imitar a comunicação social pública angolana e fingir que nada aconteceu no cemitério de Santa Ana no dia 30 de Março de 2013?

Antes da manifestação marcada pela Primavera Angolana, Luís Rocha, um dos organizadores, dizia ao LusoMonitor estar preparado para esperar, por estas e outras respostas. “Continuamos pacientemente a moralizar o angolano a demolir essa muralha do medo e reivindicar os seus direitos fundamentais”.

Relacionados em Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana