terça-feira, 5 de novembro de 2013

COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DAS MULHERES TIMORENSES

 

05 de Novembro de 2013, 16:43
 
A Secretaria de Estado para a Promoção de Igualdade está a celebrar desde o dia 3 de novembro o Dia Nacional das Mulheres Timorenses, com o lema "Diz não à violência doméstica, juntos ao serviço do desenvolvimento Nacional."
 
Desde domingo que várias têm sido as comemorações para destacar o papel da mulher timorense. Desde uma missa de agradecimento, na catedral, em Vila Verde, até à deposição de flores no cemitério dos Heróis da Pátria, em Metinaro.

Maria Tapó foi uma figura exemplar para todas as mulheres na Luta pela Libertação Nacional, em 1975.

A escolha do dia 3 de novembro, como Dia Nacional das Mulheres Timorenses baseia-se no assassinato de Maria Tapó, que há trinta e sete anos, morreu lutando pela independência.

É em novembro de 1977 que o primeiro Presidente da República da altura, Nicolau Lobato, toma a iniciativa e decide atribuir o dia em memória de todas as mulheres timorenses. Só em 2005 é que o Parlamento Nacional decreta o dia 3 de novembro, como o Dia Nacional das Mulheres Timorenses.

Hoje, à tarde, no Centro de convenções de Díli, a Secretária de estado para a promoção de igualdade, Idelta Rodrigues, o vice primeiro-ministro Fernando de Araújo e o Presidente da República Taur Matan Ruak irão dizer breves palavras sobre o dia nacional da Mulher timorense. O dia terminará com danças tradicionais e visitas às várias bancadas expostas com informação respetivamente ao dia.

Nos dias 6, 7 e 8 várias delegações de outros países irão chegar a Timor-Leste e irão juntar-se às várias comemorações, incluíndo encontros bilaterais, jantares e concertos.

Diáriamente a TVTL está a exibir também vários filmes relacionados com o tema da mulher.

SAPO TL
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana