segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tufão: UM MORTO E SETE DESAPARECIDOS À CHEGADA DO HAYAN À CHINA

 


Pequim, 11 nov (Lusa) -- Uma pessoa morreu e sete outras foram dadas como desaparecidas hoje após a chegada à China do Haiyan, tufão que causou milhares de mortos nas Filipinas e graves danos no Vietname e em Taiwan, informou a Xinhua.
 
De acordo com a agência oficial chinesa, os setes desaparecidos formam parte da tripulação de um barco que, depois se ter rompido a corda que o amarrava ao cais, ficou à deriva em águas próximas da ilha de Hainão, a primeira zona da China a sentir o impacto do Haiyan, onde se registaram apagões e cancelamentos de voos.
 
O Haiyan, que perdeu força e é agora uma tempestade tropical, chegou à região autónoma chinesa de Guangxi, no sul, com ventos de até 118 quilómetros por hora, segundo a Xinhua.
 
Na China, o Haiyan, que afeta sobretudo Ningming, em Guangxi, move-se para nordeste a uma velocidade de cerca de 15 quilómetros por hora.
 
Já no domingo, por influência do Haiyan, localidades da costa de Guangxi registaram precipitações de até 291 milímetros.
 
Esta zona encontra-se sob alerta vermelho -- o mais elevado nível de prevenção --, depois de o tufão ter arrasado o centro das Filipinas e ter causado também pelo menos cinco mortos no Vietname e oito na ilha de Taiwan.
 
DM // DM - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana