sábado, 14 de dezembro de 2013

Portugal: SEGURANÇA SOCIAL, DROGA E GUINÉ

 


Fernando Santos – Jornal de Notícias, opinião
 
Qual o ponto de contacto entre o esquema bandoleiro na Guiné-Bissau que permitiu o embarque ilegal num avião da TAP de 74 cidadãos sírios (?) com destino a Lisboa e o despacho publicado esta semana no "Diário da República" de Portugal a permitir a regularização de dívidas à Segurança Social com notas vivinhas?
 
Pois, aparentemente nenhum. Simplesmente, como diria o outro, neste mundo anda tudo ligado....
 
O lamentável episódio protagonizado na Guiné-Bissau é apenas o último de uma série vasta de crimes praticados naquela ex-colónia, hoje um Estado falhado e plataforma do tráfico mundial de estupefacientes. De golpe de Estado em golpe de Estado, o povo da Guiné-Bissau sofre as consequências nefastas dos atos de bandos criminosos, alguns deles instalados nos centros de Poder e integrantes da lista de narcoterroristas que os Estados Unidos querem juntar ao já detido ex-chefe do Estado-Maior da Armada, um tal Na Tchuto.
 
O recente incidente é, pois, apenas mais um. A sensibilidade diplomática entre as autoridades dos ex--colonizado e colonizador é uma legítima preocupação. De nada vale é manter hipocrisias. A Guiné-Bissau é um caso perdido de respeitabilidade internacional e não se vê muito bem como os barões da droga, mancomunados com militares hoje instalados no Poder, deixarão de exercer a sua influência. Para infelicidade do povo. Haja, enfim, esperança em melhores dias...
 
O combate ao vale tudo da Guiné--Bissau entronca então - nas devidas proporções - na gula governamental portuguesa de proceder ao encaixe de dinheiro, sem cuidar de saber a sua origem.
 
Exagero?
 
Nem por isso.
 
O afã de obter receita tem dado, nos últimos tempos, para tudo. Multiplicam-se os perdões fiscais - como os estabelecidos pelos Regimes de Regularização Tributária de que se valeram alguns milionários para voltarem a recolocar no país os seus milhões instalados em paraísos fiscais. E as etapas da compensação do crime parece não terem fim....
 
A mais recente decisão é de bradar aos céus. Para caçar uns milhões em dívida à Segurança Social antes do final do ano, o Governo autorizou algo que estava vedado acima dos 150 euros: pagamento em notas de qualquer quantia em atraso! Isto é: para engordar os cofres do Estado escancaram-se as portas até ao dinheiro sujo.
 
Assim como assim, nada nem ninguém pode garantir a inexistência de regularização de dívidas à Segurança Social pela via de canais ilícitos, neles incluindo o narcotráfico a partir de várias partes do Mundo,... incluindo a Guiné-Bissau!
 
É de loucos!
 
Leia mais opinião de Fernando Santos em Jornal de Notícias
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana