sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Brasil: 2014, UM ANO DE DIFÍCEIS PREVISÕES

 


Mário Augusto Jakobskind - Direto da Redação

E lá se vai 2013. Daqui a poucos dias começa o décimo quarto ano do Terceiro Milênio. Nos últimos dias do ano vão aparecer as tradicionais figuras quixotescas prevendo os acontecimentos de 2014, que geralmente não se concretizam. Não percam por esperar.
 
Haverá certamente previsões sobre o retorno em maior intensidade das manifestações nas ruas do país. De junho de 2013 em diante, a violenta repressão que se abateu em várias cidades, com destaque para o Rio de Janeiro e São Paulo, fez diminuir a participação popular. Muitos jovens estreantes nas manifestações saíram de cena por causa da repressão.
 
Prever se no Brasil se repetirão as mobilizações fica difícil, embora as indicações apontem nesse sentido. E até porque, a maior parte da pauta reivindicatória dos manifestantes não foi cumprida. O mundo político, apesar dos discursos laudatórios das manifestações, procurou de todas as formas jogar para debaixo do tapete as justas exigências dos movimentos de protestos.
 
Como praticamente nada foi resolvido nos vários segmentos denunciados, como, por exemplo, nas áreas de saúde, educação e representação popular, em tese as manifestações poderãovoltar com toda a força, apesar da repressão.
 
Vem aí uma Copa do Mundo, como sempre, com as regras da Fifa. Povo mesmo vai ficar de fora, porque os preços dos ingressos são exorbitantes. Na Copa das Confederações deu para ver a ausência do povo nos jogos.
 
O exemplo de Salvador foi um dos mais marcantes. Em uma cidade de maioria negra como a capital baiana, poucos dessa etnia eram vistos entre os torcedores. No Rio de Janeiro, o novo Maracanã não ficou atrás em termos de triagem financeira.
 
Depois da Copa, mais de 110 milhões de brasileiros vão escolher o Presidente da República, renovar a Câmara dos Deputados, parte do Senado, os governos dos estados e suas assembleias legislativas. Tudo pode acontecer a depender inclusive dos acontecimentos relacionados com o desenrolar da própria Copa do Mundo e as manifestações nas ruas do país.
 
Na corrida presidencial, cuja campanha na prática já começou, nada de novo no front. Os candidatos que mais aparecem não questionam, por exemplo, a entrega de nossas riquezas petrolíferas do pré-sal para estatais chinesas, para uma empresa francesa e outra anglo-holandesa.
 
A mídia conservadora diariamente critica o modelo de partilha adotado no leilão da bacia petrolífera de Libra. Os editoriais exigem o retorno de uma entrega total e irrestrita, representada pelo modelo de concessão adotado na era Fernando Henrique Cardoso e assim sucessivamente.
 
Enquanto na Europa se proíbe a corrida atrás da energia de xisto, poluente por natureza e que ameaça os aquíferos, o governo brasileiro permite a exploração. Por que será? Há versões segundo as quais houve pressão do Departamento de Estado norte-americano no sentido de o Brasil permitir a exploração. Será?
 
E como será então 2014 na área energética e demais? Nada de novo no front a não ser facilidades para a ação das empresas estrangeiras?
 
Como o Brasil continua sendo uma caixa de surpresas, haja vista os acontecimentos a partir de junho de 2013, fazer previsões neste momento, embora as pesquisas indiquem o fortalecimento da Presidenta Dilma Rousseff, também é difícil e pode estar sujeita a chuvas e trovoadas.
 
Na área internacional, o Uruguai no apagar das luzes de 2013 deu grandes saltos. Primeiramente, a aprovação pelo Congresso de uma nova lei democrática dos meios de comunicação. Não houve muita divulgação pelos meios de comunicação.
 
Já a aprovação de uma legislação permitindo a comercialização pelo Estado uruguaio de marijuana ocupou amplos espaços. Será uma experiência que terá por objetivo enfrentar o narcotráfico, uma verdadeira praga nos dias atuais em vários países do mundo. O Presidente Pepe Mujica admitiu que se não der certo, a legislação voltará a ser como antes. Está sendo ousado, mas faz, ao contrário de outros que se utilizam de muito blablablá e nada realizam.
 
O conservadorismo chiou e mesmo alguns setores neoliberais que defendem a descriminalização não se posicionaram em defesa do projeto uruguaio como se esperava.
 
Há quem diga que os seguidores do receituário de Fernando Henrique Cardoso se posicionam por outros motivos, inclusive em auxílio da indústria tabagista, que vê assustada a redução do consumo da nicotina, mas não propriamente para combater o narcotráfico. Para eles, com uma eventual legalização, a própria indústria tabagista poderá abocanhar esse rico mercado. Em se tratando de FHC, não chega a ser surpresa.
 
Em 2014, apesar da grita histérica da mídia conservadora, vão se ampliar aqui no Brasil os debates sobre a democratização dos meios de comunicação. E aguarda-se também as conclusões das investigações da Comissão da Verdade. Quem viver verá.
 
*É correspondente no Brasil do semanário uruguaio Brecha. Foi colaborador do Pasquim, repórter da Folha de São Paulo e editor internacional da Tribuna da Imprensa. Integra o Conselho Editorial do seminário Brasil de Fato. É autor, entre outros livros, de América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana