sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Central nuclear britânica com níveis de radioactividade “acima do normal”

 


Situação não oferece riscos para a população nem para os trabalhadores, disse porta-voz
 
Níveis de radioactividade “acima do normal” foram detectados na central nuclear de Sellafield, noroeste de Inglaterra, que, por precaução, reduziu esta sexta-feira a sua actividade.
 
A central informou que um dos monitores detectou “um elevado nível de actividade”, mas assegura que não há riscos nem para a população nem para os trabalhadores.
 
“Foi tomada a decisão de operar a níveis reduzidos de pessoal, compatível com a segurança das operações”, disse um porta-voz citado pela BBC. Os níveis de radioactividade estão "acima o normal, mas abaixo do que nos levaria a tomar qualquer [outra] acção", acrescentou.
 
A central informou que, “por prudência”, esta sexta-feira, só estão a trabalhar os funcionários indispensáveis e decorrem investigações para apurar a origem dos elevados níveis de radioactividade.
 
Sellafield, na Cumbria, foi a primeira central nuclear do mundo a fornecer electricidade para consumo público e cessou a produção em 2003. É desde então usada para armazenamento de resíduos nucleares e processamento de combustível usado. Em Março de 2013 foi temporariamente encerrada “por precaução”, alegadamente devido ao mau tempo.
 
Na foto: Sellafield foi a primeira central nuclear do mundo a fornecer electricidade para consumo público DAVID MOIR/REUTERS
 
Público e Agências
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana