sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A “LARANJA” APODRECIDA

 

Martinho Júnior, Luanda

1 – A segunda fase da “Revolução Laranja” está em curso, com todas as triunfalistas fanfarras disponíveis e instrumentalizadas, reeditando, dez anos depois, os aconteciments de 2004 na Ucrânia!

Pouco há a acrescentar em relação à essência dos instrumentos, nesta segunda edição, ao que a Wikipedia esclarece sobre as “revoluções coloridas”:

“Revoluções coloridas é o nome coletivo que têm recebido uma série de manifestações políticas no ex-espaço soviético tomadas contra líderes "autoritários" acusados de "práticas ditatoriais", fraudarem as eleições ou outras formas de corrupção. Esses movimentos muitas vezes adotaram uma cor específica ou flores como seu símbolo que dá nome a sua mobilização. Esse fenômeno surgiu na Europa Oriental e também teve repercussões no Oriente Médio. Alguns observadores chamaram os acontecimentos de uma onda revolucionária.

Estas manifestações têm em comum o uso de ação direta da resistência não violenta (de acordo com os seus apoiantes) e um discurso de democratização, liberalismo e pró-ocidental. Outra coincidência é o importante papel desempenhado por algumas ONGs e organizações estudantis. O sucesso de cada um desses movimentos tem sido variado, mas o seu eco repercutiu em todo o espaço da antiga União Soviética, onde líderes como Vladimir Putin na Rússia e Aleksandr Lukashenko na Bielorrússia, tomaram medidas preventivas para impedir a sua extensão.

Até agora, estes movimentos foram bem sucedidos na Sérvia (a Revolução Bulldozer de 2000), a Revolução Rosa na Geórgia (2003), a Revolução Laranja na Ucrânia (2004), e (ainda o mais violento dos anteriores), a Revolução das Tulipas no Quirguistão (2005). Cada vez que grandes protestos seguiam a eleições disputadas e levou à renúncia ou deposição de líderes considerados por seus opositores de autoritarismo.

O alcance e o significado dessas "revoluções" ainda estão em discussão, bem como qual é o papel desempenhado por agentes externos, principalmente norte-americanos e a CIA, como a Fundação Soros, USAID e o National Endowment for Democracy. Apesar de apoiar esses movimentos de apresentá-los como puramente nativos ou nacionalistas, críticos acusam de serem manipulados e maximizam a importância desses agentes externos.

Em 2007, se tentou prorrogar essas "revoluções" para a América Latina, o uso de estudantes e ONGs, em oposição aos governos de esquerda, embora democráticos como o caso dos opositores de Hugo Chávez, onde os estudantes tiveram um papel importante em oposição a um referendo à reforma da Constituição da Venezuela”…

De facto por detrás estão as mesmas causas, a mesma filosofia, o mesmo carácter, a mesma colecção de conceitos, os mesmos comportamentos e atitudes, os mesmos intereses, as mesmas conveniências, o mesmo tipo de mobilização humana… no fundo as potências ocidentais em dez anos não estão a ser nada criativas em relação aos instrumentos ao seu serviço, talvez por que os meios financeiros ao seu dispor são agora mais exíguos que antes no início do século, quando ainda “embandeiravam em arco” com a queda do muro de Berlim!

2 – No golpe de estado que se vai tentando instalar na Ucrânia, os “arietes” dos dispositivos ocidentais são grupos conservadores e fascistas, mesclados com as ONGs oportunistas que perfilham ideologías “radicais” que compõem a pseudo-esquerda europeia, ao jeito, por exemplo, do que Francisco Louçã, como um autêntico “cavalo de Tróia”, criou na tentativa de integrar o pelotão “radical” em relação a Angola (“Os donos angolanos de Portugal”).

Numa síntese analítica o Pravda explica no que toca à Ucrânia:

…“Fora da versão edulcorada e maniqueísta imposta pela mídia, encontramos aqui como o jornalista estadunidense e especialista de questões geopolíticas William Engdahl, obteve informações sobre o papel desempenhado na Ucrânia pelo Canvas (ex-Otpor), organização não governamental sérvia, activa desde finais dos anos 1990, que se tornou o fulcro da oposição pró-ocidental ao presidente Slobodan Milosevic.

Fontes ucranianas de fato explicaram ao jornalista estadunidense que ônibus de todos os cantos do país são mobilizados para a capital, Kíev. Esses ônibus são lotados por estudantes e desempregados contratados para participar dos protestos, que distribuem na Praça Maidan - coração das manifestações - panfletos idênticos aos difundidos em 2011 na hoje famosa Praça Tahrir, do Cairo (Egito), lugar simbólico e palco das manifestações de protesto que levaram à derrubada de Hosni Mubarak”…

(…)

…“Uma vez apurado o papel do Canvas, que evidentemente se movimenta a favor de tudo o que vem estabelecido por Washington, é interessante descobrir a conexão entre o heterogéneo ordenamento da chamada oposição pró-ocidental e a União Europeia, além de com os incontornáveis Estados Unidos, como já mencionamos anteriormente.

Nesse sentido, figura paradigmática é o ex-campeão de boxe Vitaly Klitschko. Homem forte do partido de direita Udar, capaz de conseguir o apoio estadunidense e europeu, o ex-campeão atualmente indicado como líder da variegada oposição, é respaldado por Victoria Nuland, ex-representante estadunidense junto à Otan sob Bush, que atualmente assume o papel de secretária de Estado para Assuntos Europeus e Euroasiáticos da administração Obama. Nuland pode se orgulhar dos sólidos laços com os círculos neoconservadores: seu marido é Robert Kagan, conhecido falcão, estreito colaborador do ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney.

No que se refere ao lado europeu, o jornal alemão Bild informa que a chanceler Angela Merkel em concertação com o Partido Popular Europeu (conservador), teria abertamente indicado Klitschko como candidato pró-europeu nas eleições previstas para 2015. Há tempos que a União Democrata Cristã da Alemanha (CDU) - partido da chanceler, juntamente com o PPE - oferece apoio econômico e logístico aos membros do Udar, fornecendo também adestramento político dos expoentes do partido de direita ucraniano.

O deputado conservador alemão no Parlamento Europeu Elmr Brok, que esteve em Kíev, chegou ao ponto de pedir aos dirigentes da oposição ucraniana que estejam dispostos a morrer para instaurar um novo caminho pró-europeu.

Encerramos esta breve resenha sobre a oposição ucraniana, que em nossas latitudes ainda é definida como pró-democracia - quando na realidade se trata de uma aglutinação de forças conservadoras e fascistas - como o Svoboda. Derivação directa do Partido Socialista Nacional Ucraniano (SNPU), assume a actual denominação em 1998, depois da eleição do seu líder Oleh Tiahnybok ao Parlamento ucraniano. Recorde-se o aberrante discurso sobre a tumba de um nazista ucraniano, onde vociferou contra a máfia judia de Moscou.

Esse partido chauvinista e nazista cujos militantes foram indicados pelo New York Times como os mais temíveis manifestantes, autores das iniciativas mais provocadoras como a ocupação de edifícios e escritórios do governo, é fautor do culto a Stepan Bandera, fundador da Organização dos Nacionalistas Ucranianos que em junho de 1941 uniu as próprias forças com as dos nazistas durante a invasão da União Soviética. A autorização para a atuação do Svoboda foi conseguida graças ao partido pró-alemão Batkivshina da corrupta Julia Tymoshenko, atualmente presa por apropriação indébita e fraude, que na última eleição fez aliança com os nazistas decididamente frutífera para estes últimos, que conquistaram 37 cadeiras. Enquanto isso, a sua influência aumenta cada vez mais, graças ao papel proeminente nos violentos protestos em curso”…

3 – A contra-revolução liberal ganha espaço na União Europeia, atiçada pela “alta finança” ao nível dos principais mandatários, ao nível sobretudo da espartana Ângela Merkel!

A “pseudo-revolução”, melhor a contra revolução liberal na Ucrânia visa, por via do golpe de estado, colocar definitivamente a Ucrânia na esfera de influência e de conveniência da aristocracia financeira mundial, jogando contraditoriamente com a manipulação que, ao mesmo tempo pesa sob a forma de ditadura financeira sobre os países, as nações e os povos do sul, os “PIIGS” (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha).

Quando a Ucrânia estiver dominada, surgirão os suspeitos do costume: o Banco Mundial, o FMI, as “troikas” do mercado e dos mercadores dispostos a vender as mães!... que terão de lidar com o empréstimo russo de 15.000 milhões de Euros e com a torneira do gás!

Cheira a enxofre Europa fora, parafraseando um discurso do Presidente Hugo Chavez na ONU, em Setembro de 2006:

…”O Diabo, o próprio Diabo está em casa. Ontem o Diabo veio aqui, (risos e aplausos) ontem o Diabo esteve aqui, neste mesmo lugar. Esta mesa onde me coube falar ainda cheira a enxofre. Ontem, senhoras e senhoras, desta mesma tribuna o Senhor Presidente dos Estados Unidos, a quem eu chamo "O Diabo", veio aqui falando como o dono do mundo. Um psiquiatra não estaria a mais a fim de analisar o discurso do Presidente dos Estados Unidos. Como porta-voz do imperialismo veio dar as suas receitas para tentar manter o actual esquema de dominação, de exploração e de saque dos povos do mundo”…

Não há bandeiras vermelhas nas praças tomadas pela contra revolução liberal na Ucrânia, quando cada vez mais praças dos países do sul (Portugal, Grécia e Espanha) estão pejadas delas!...

Que faz uma “laranja” apodrecida no cesto carregado de frutas maduras da Europa do capital e do império?

Foto: A contra-revolução liberal incendeia as noites da Praça da Independência em Kiev

A consultar:
- Revoluções coloridas –
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%B5es_coloridas
- Revoluções coloridas: os golpes do século XXI –
http://www.viomundo.com.br/denuncias/publica-como-funcionam-as-revolucoes-de-veludo.html
- Revolução Laranja –
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Laranja
- Acções de protesto na Ucrânia foram instigadas pelos EU e UE –
http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_01_22/A-es-de-protesto-na-Ucr-nia-foram-coordenadas-pelos-EUA-e-UE-4850/
- Does the USA sponsor revolutions? –
http://www.youtube.com/watch?v=lpXbA6yZY-8
- Nicolai Azarov assegura que Ucrânia vive um intento de golpe de estado –
http://www.cubadebate.cu/noticias/2014/01/23/nikolai-azarov-asegura-que-ucrania-vive-un-intento-de-golpe-de-estado-video/
- John MacCain mete sus manos em la crisis ucraniana –
http://www.cubadebate.cu/noticias/2013/12/15/john-mccain-mete-sus-manos-en-la-crisis-ucraniana/
- Conservadores e fascistas unidos na desestabilização –
http://paginaglobal.blogspot.com/2014/01/ucrania-conservadores-e-fascistas.html
- O financiamento de Washington a jornalistas –
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/o-financiamento-de-washington-a-jornalistas.html
- Falsas revoluções coloridas –
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-falsas-revolu%C3%A7%C3%B5es-coloridas-como-derrubar-governos-com-ongs-globalistas
- Discurso na Assembleia Geral da ONU –
http://resistir.info/venezuela/chavez_onu_20set06.html
- Férteis activismos –
http://www.diarioangolano.com/index.php/opiniao/146-editoriais/7762-ferteis-activismos; http://paginaglobal.blogspot.com/2013/12/ferteis-activismos.html
- Basta de fundamentalismos –
http://paginaglobal.blogspot.com/2013/12/basta-de-fundamentalismos.html
- A pseudo-esquerda portuguesa segue a trilha da democraCIA –
https://www.facebook.com/martinho.junior.1217?ref=tn_tnmn
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana