terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Timor-Leste: Ministra das Finanças deverá deixar o cargo entre Março e Abril

 

Motivos de Saúde
 
Díli – A ministra das Finanças, Emília Pires, mostrou a intenção de renunciar em breve ao seu cargo, devido a problemas de saúde.
 
O afastamento de Emília Pires foi falado publicamente na passada semana, nomeadamente quando a ministra não compareceu à apresentação do Orçamento de Estado para 2014 ao Parlamento.

Normalmente, a pessoa responsável pela pasta das Finanças deve acompanhar o Primeiro-ministro na apresentação do Orçamento na Assembleia da República. Mas Emília Pires não estava com Xanana Gusmão na semana passada.

De acordo com um amigo próximo da ministra, o seu afastamento deverá ocorrer entre Março e Abril. Acredita-se que o abandono do cargo se deve ao cansaço decorrente dos trabalhos realizados pelo Governo, adicionado ao seu problema de saúde, segundo revelou a fonte.

No entanto, outras informações apontam para que Emília Pires queira renunciar devido ao caso que envolve o seu marido, nomeadamente a acusação relativa à compra de equipamento hospitalar.

Um membro do Parlamento disse que a governante pretende renunciar porque «já fez dinheiro».

A Presidente do Partido Democrata no Parlamento, Maria de Lurdes Bessa, disse que o seu partido não recebeu qualquer informação oficial sobre o afastamento da ministra Emília Pires, mas avançou que «cada um tem direito a renunciar».

O deputado do partido CNRT, Hugo da Costa, disse que ouviu dizer que um membro do Governo iria renunciar mas não sabia de quem se tratava.

Elder Lopes, um assessor da ministra Emília Pires, disse que a governante não compareceu na discussão do Orçamento porque estava a usufruir de um feriado anual aprovado pelo Primeiro-ministro.
 
Luanda Digital - (c) PNN Portuguese News Network
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana