segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Governo retira veículos por via-férrea devido a inundações no centro de Moçambique

 


O governo regional de Sofala, centro de Moçambique, acionou hoje a retirada de viaturas ligeiras por via-férrea no troço Dondo-Tica, devido às inundações que condicionam o trânsito rodoviário, disse hoje à Lusa fonte oficial.
 
Élsio Canda, diretor provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, disse que um comboio de carga foi colocado à disposição para evacuar carros impedidos de atravessar a Estrada Nacional 6, a principal estrada que liga os países africanos do interior ao porto moçambicano da beira, devido a inundações.
 
"Ativámos a locomotiva logo que a situação complicou na N6. Durante sábado e domingo, 10 viaturas foram transportadas e as carruagens continuam disponíveis para viaturas com suspensão baixa", disse hoje à Lusa Élsio Canda.
 
As águas do rio Púnguè transbordaram e galgaram cerca de cinco quilómetros de asfalto no troço entre Mutua (Dondo) e Tica (Nhamatanda), condicionando o trânsito durante o dia. Nas noites o tráfego é interdito, afetando o movimento entre a a cidade da Beira e países como Maláui, Zâmbia e Zimbabué.
 
"Ao longo da tarde de domingo e manhã de segunda-feira, as águas desceram significativamente na plataforma, e estamos a ponderar a reativação da circulação noturna na terça-feira, caso prevaleça a descida do nível das águas", adiantou Canda.
 
Desde sexta-feira, as viaturas são escoltadas no troço Mutua-Tica, quando o nível das águas atingiu mais de um metro de altura acima da plataforma, fazendo com que muitos carros ficassem retidos por várias horas na zona.
 
A Lusa testemunhou no domingo a retenção de pelo menos 350 camiões de carga nas duas margens da estrada, à espera da travessia, que chega a demorar em média uma hora, num troço de cerca de 15 quilómetros.
 
Ali, viaturas com suspensão baixa, estão sujeitas a pagar 600 meticais (15.3 euros) para atravessar, com o motor desligado, empurrado por estivadores que se instalaram na zona.
 
AYAC// PJA – Lusa – foto Yoav Leemer – AFP
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana