segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Renamo depositou projeto de revisão da lei eleitoral no parlamento moçambicano

 


A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, depositou hoje na Assembleia da República o projeto de revisão pontual da Lei Eleitoral, disse à Lusa a chefe da bancada parlamentar do movimento, Angelina Enoque.
 
Angelina Enoque afirmou que a proposta que o seu partido entregou hoje à Assembleia da República traduz o acordo que a Renamo alcançou com o Governo para uma nova composição da Comissão Nacional de Eleições (CNE e do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), o braço operativo dos processos eleitorais em Moçambique.
 
O executivo moçambicano e o principal partido da oposição chegaram na semana passada a um entendimento sobre o aumento do número de representantes da Renamo na CNE e integração de representantes do partido no STAE.
 
O acordo foi alcançado no quadro das negociações que as duas partes vinham mantendo há mais de um ano para a resolução do diferendo em torno da legislação eleitoral, que provocou a pior crise política e militar em Moçambique, desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992.
 
"A nossa expetativa é que hoje mesmo a proposta comece a ser distribuída pelas comissões de trabalho, para a analisarem até quarta-feira, de modo que na quinta-feira seja debatida em plenário", disse á Lusa a chefe da bancada parlamentar da Renamo.
 
A revisão da lei eleitoral será o ponto mais importante da nona sessão da Assembleia da República, que se inicia no dia 19.
 
Durante a última sessão da atual legislatura, o parlamento vai também discutir o projeto de lei do Direito à Informação, proposta de lei de Sindicalização da Função Pública, a informação do Provedor de Justiça e terá a habitual sessão de perguntas ao Governo, bem como a informação anual do Procurador-Geral da República.
 
PMA // APN – Lusa – foto António Silva
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana