sábado, 8 de fevereiro de 2014

Moçambique: REPETIÇÃO DE ELEIÇÕES EM GURUÉ COM TENTATIVAS DE FRAUDE

 


Boa afluência no início da repetição da votação no município do Gurúè; Há tentativas de fraude
 
Verdade (mz)
 
No município do Gurué, na província da Zambézia, a repetição da eleição autárquica iniciou neste sábado (08) pontualmente as 7 horas em todas as mesas, com os membros de mesa e delegados dos partidos concorrentes presentes, com grande afluência dos eleitores aos postos de votação.
 
Numa ronda efectuada, pelos correspondentes do Centro de Integridade Pública, nos principais postos de votação, de diferentes bairros, revelam que até 9 horas filas contavam em média com 100 à 200 pessoas.
 
Os candidatos à edil, Jahanguir Jussub (candidato pelo partido Frelimo), e Orlando Janeiro (candidato pelo MDM) exerceram o seu direito de voto nas primeiras horas na Escola Secundária de Gurúè.
 
Entretanto começam a ser verificadas as primeiras irregularidades como a existência de presidentes das Assembleias são funcionários públicos e membros do partido Frelimo. O Presidente da Assembleia de voto nº 04009501, na Escola Secundária e Pré-Universitária de Gurué é o Senhor Farias Noé, Director dos Serviços Distritais de Educação Juventude e Tecnologia.
 
Registou-se um incidente nas primeiras horas quando observadores Eleitorais do Parlamento Juvenil tentaram fazer um inquérito nos bairros e foram confundidos com membros do partido Frelimo, tendo sido vitimas de ameaças por alguns populares. A Polícia da República de Moçambique (PRM) interviu e ajudou-os a sair do local.
 
No final da manhã uma cidadã, simpatizante do partido Frelimo, foi encontrada com voto preenchidos, escondidos na sua blusa. Verificou-se que a cidadã andava de mesa em mesa apesar de não fazer parte dos delegados e membros de mesa.
 
A cidadã esteve para ser linchada por populares e escapou graças a intervenção da PRM. Contudo, levada para a esquadra da polícia, a cidadão desapareceu misteriosamente.
 
Refira-se que a votação para o município de Guré está a ser repetida devido a constatação por parte do Conselho Constitucional "de flagrantes violações da lei por parte dos membros das mesas das assembleias de voto, da Comissão Provincial de Eleições da Zambézia e dos excessos da PRM".
 
No município do Gurúè estão inscritos 36.672 eleitores e foram criadas 49 mesas de votação.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana