terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Portugal: Há cada vez mais casais desempregados. Em 2013 somaram 12713

 

Lucília Tiago - Económico
 
O número de casais desempregados continuou a aumentar em dezembro, sendo este o quinto mês consecutivo de subida. No final de 2013, estavam referenciados 12.713 casais nesta situação. São mais 6,1% do que há um ano.
 
Os vestígios de abrandamento do desemprego registados pelo Instituto Nacional de Estatística não chegaram ainda a todas as as famílias. Sinal disso mesmo é a evolução do número de casais em que ambos os elementos está sem trabalho. De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional, os 12.713 casos registados em dezembro, correspondem a um agravamento de 1% face à situação observada um mês antes.
 
Na comparação homóloga observa-se uma subida de 6,1% , o que indicia ainda assim alguma tendência de abrandamento face ao agravamento homólogo de 14% observado em novembro ou de 19,3% em outubro..
 
Os números de final de mês registados ao longo de 2013, indicam que estas situações iniciaram uma tendência de descida em abril, que se interrompeu em julho, mês em que o IEFP referenciava 12.002 casais desempregados. De então para cá, nunca mais pararam de aumentar.
 
Os casais sem trabalho têm direito a receber um subsídio de desemprego majorado em 10%, ainda que não estejam isentos da taxa contributiva de 6% e do corte de 10% que é aplicado ao fim de seis meses nesta situação.
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana