segunda-feira, 17 de março de 2014

A UCRÂNIA A TODO O GÁS



Martinho Júnior, Luanda

1 – A Ucrânia está a ser um dos episódios inscritos na história da longa disputa sobre as riquezas naturais do planeta, tal qual acontece neste momento com o episódio corrente da Venezuela.

As disputas existem a partir do momento em que se consumou a Revolução Industrial e o homem começou a utilizar armas de cada vez maior alcance e poder de destruição; aqueles que mais armas, mais sofisticadas e de maior poder destrutivo tinham, que ganhavam as guerras, passaram a deter a tendência para o exercício do poder, primeiro regional, depois global.

Se tal aconteceu com o poder militar, acabou também por acontecer com o poder da inteligência.

Durante a evolução da competição houveram conflitos longos e sangrentos que foram alastrando por todo o globo, conforme as duas Guerras Mundiais que ocorreram na 1ª metade do século XX e a miríade de conflitos que foram forjados quase sempre pelo império anglo-saxónico em sua ascensão e ânsia de hegemonia, sob o impulso da aristocracia financeira mundial, dos seus bancos, dos seus poderosos consórcios e dos seus cartéis, surgidos à medida que a acumulação de poder e riqueza foi sendo construída à custa de outros.

Nos alvores dessa profunda alteração global que foi a Revolução Industrial, marcando a passagem entre os poderes feudais e os poderes da burguesia nascente, por ironia da história há como referência a Guerra da Crimeia cujos episódios mais sensíveis ocorreram entre 1853 e 1855.

A Guerra da Crimeia do século XIX, introduziu novas armas criadas pela industrialização e a adopção de novas tecnologias, no quadro da Revolução Industrial, que foram decisivas às vitórias da coligação anglo-francesa sobre as tropas da monarquia russa.

O episódio localizado de confrontação, marcou uma época de transição, entre a invasão de Napoleão Bonaparte à Rússia e a Iª Guerra Mundial.

Enquanto a nascente burguesia industrial da Europa Ocidental se assumiu, sem ser necessário derrubar sequer a monarquia (caso da Grã Bretanha, em que a monarquia se aliou a ela), na Rússia imperava um poder monárquico despótico, feudal e com uma incipiente burguesia comercial…

As disputas contemporâneas, no rescaldo dos processos que foram desencadeados a partir da Revolução Industrial, recaem agora com maior ênfase em relação ao petróleo e ao gás (em função do incremento no uso de motores de combustão) e sofreram uma maior evidência após o fim do bloco socialista, a implosão da União Soviética e a dissolução do Pacto de Varsóvia, fazendo parte dos procedimentos de capitalismo neoliberal típicos da ofensiva da hegemonia do império sobre o resto do mundo.

A perspectiva do esgotamento do petróleo e do gás devido à sobre-exploração, não pode também ser negligenciável e desde o início do século XXI que se entrou num período muito difícil para toda a humanidade, em particular por causa das disputas que tendem a ser cada vez maiores entre os principais interesses concentrados e em jogo.

Enquanto no ocidente o capitalismo neoliberal determinou a fermentação de elites que têm vindo a impor a ditadura do capital e a impulsionar as “revoluções coloridas” a leste da Euro-Ásia, em consonância com os interesses hegemónicos do império anglo-saxão, a Rússia experimentou no seu tecido sócio-político uma das primeiras “revoluções coloridas” durante a era Gorbatchov-Ieltsin e logo após a implosão da União Soviética, o que provocou o volte-face das oligarquias nacionais que sacudiram os interesses estranhos das questões estratégicas, aprontando a sua corrente opção.

O “cavalo de Tróia” da Yukos e os seus mentores internos e internacionais (em nome da aristocracia financeira mundial) tornaram-se os opositores ao poder do tandém Putin-Medvedev, pelo que Mikhail Khodorkovsky, na presente situação, só podia tornar-se no mais excepcional convidado da Praça Maidan e dos golpistas de Kiev!

As oligarquias ucranianas fojadas a partir da “Revolução Laranja” sabem-no e sabem também que o alinhamento às oligarquia russas comportaria um estatuto condicional de relativa dependência, pelo que preferem o agenciamento alemão e ocidental, uma ideia propalada desde pelo menos há dez anos a esta parte… que deu espaço ao surgimento dos ultra nacionalismos de cariz fascista e nazi!

Os acontecimentos correntes na Ucrânia são assim uma radiografia das tensões sócio-políticas na Ucrânia, mas também em relação aos interesses e fenómenos no quadro das disputas globais correntes.

2 – A Ucrânia independente tornou-se num país de dupla periferia política, económica e financeira:

- Por um lado, da União Europeia e da panóplia de interesses Atlânticos seus aliados (NATO incluída).

- Por outro da Rússia, no rescaldo da implosão da União Soviética, mas com o poder sobre o petróleo e o gás do seu lado, para além dos laços industriais e comerciais tradicionais.

Em relação a qualquer aglomerado de interesses a oeste e a leste, a periferia constituída na Ucrânia. resultou numa dependência cada vez maior, sob o ponto de vista geo-estratégico e energético, uma vez que Ucrânia passou a ser a fronteira entre uma Rússia produtora e fornecedora de petróleo e de gás, face os compradores do ocidente europeus.

O território ucraniano, tal como o da Polónia, passou a garantir a passagem dos oleodutos e gasodutos entre o fornecedor a oriente, (Rússia) e os compradores do ocidente, (Europa), com todo o tipo de percalços que tal implica.

Esse jogo foi rapidamente compreendido pela Alemanha que estabeleceu com a Rússia um gasoduto submarino através do fundo do Mar Báltico, sem passar por terceiros territórios… enquanto alinhava na formatação agenciada dos oligarcas polacos e ucranianos.

Sob o ponto de vista sócio-político essa dupla dependência tornou-se ainda mais sensível em época de capitalismo neoliberal (União Europeia) e de capitalismo de estado (Rússia): a oligarquia nacional ucraniana enriqueceu-se rapidamente e tornou-se tanto no pivot das engrenagens políticas como nas disputas do poder inclinando-se, a partir da “Revolução Laranja”, a favor dos compradores ocidentais que a foram agenciando, ao ponto de agora até por via do oligarca ucraniano do aço, Viktor Pinchuk, ficar tão próximo dos circuitos de Bill Clinton, um dos mais proeminentes “rhodes scholarships” contemporâneos e um dos esteios do “lobby dos minerais, democrata” aptos à junção ao “lobby do petróleo e do armamento, republicano”!

A aristocracia financeira mundial, tutora do império anglo-saxónico e de sua panóplia de interesses coligados, gere os interesses a ocidente com fulcro na Alemanha e encontra oposição na Rússia do capitalismo de estado e dos oligarcas apoiantes do tandém Putin-Medevdev, a oriente: uma vez que a fronteira é na Ucrânia duplamente periférica e geo-estrategicamente transversal, é a mercenária oligarquia nacional ucraniana, cada vez mais manipulável pelo ocidente, que se situa deliberadamente no eixo das disputas em curso.

3 – O jogo sócio-político do império, Ucrânia adentro, arrastou consigo outros “recursos humanos” só antes percebido no quadro das redes “stay behind” fomentadas de há muito pela inteligênia da NATO.

Essas redes “stay behind” tiraram partido do agenciamento de sectores fascistas e nazis existentes na Ucrânia durante a IIª Guerra Mundial, que são hoje representados por remanescentes ultra nacionalistas como o Svoboda e o Pravyi Sektor, presentes no novo poder em Kiev em função de sua aliança com os oligarcas pró-ocidentais fermentados a partir da “Revolução Laranja”.

O espectro sócio-político ucraniano em época de eleições reflecte essa dicotomia de dependências a oeste e a leste:

Quanto mais a oeste (cidade de Lvov) mais apoiantes ultra nacionalistas, “pró ocidentais” e pró Iulia Timochenko existem e quanto mais a leste (cidade de Donetz) mais apoiantes “pró russos”, apesar do ocaso de Vikor Yanukovich…

Essa dicotomia é reflexo também do estado da economia no quadro da dupla periferia:

Área rural a ocidente, pobre e descapitalizada, área industrial localizada a oriente, estratégica e umbilicalmente ligada à Rússia e por isso alvo da oligarquia agenciada sobretudo pelos interesses da Alemanha.

Esse quadro é acompanhado ainda pelo seguinte espectro humano: a maioria dos que falam ucraniano estão a ocidente da transversal ucraniana e a maioria dos que se expressam em russo (em função da geneologia), vivem a oriente e a sul, jnto à costa do Mar Nego, tendo como “baluarte” a Crimeia.

A oligarquia ucraniana estando a inclinar-se desde a eclosão da “Revolução Laranja” a ocidente (a entidade melhor pagadora), gere como mercenária os outros extractos sociais, tirando proveito das opções dos partidos por si criados, que estiveram presentes na EuroMaidan e estão agora no poder em Kiev: o campo de manobra do Partido Pátria, de Iúlia Timochenko atraiu os ultra nacionalistas ao “poder transitório” (as eleições gerais presidenciais estão marcadas par 25 de Maio) excluindo as sensibilidades representativas do leste, entre eles o Partido das Regiões e, dada a natureza fascista e nazi do poder, o Partido Comunista da Ucrânia!

Iúlia Timochenko é ela mesmo um produto do jogo de interesses da Alemanha na Ucrânia: tornou-se numa poderosa oligarca surgida da “Revolução Laranja”, que ocorreu em 2004, há dez anos, o tempo suficiente para, com as possibilidades oferecidas pelo poder, se tornar multi milionária…

Derrubado Victor Yanukovich, o poder instalado em Kiev foi nomeno oligarcas para ficarem à frente das regiões administrativas, deixando de lado os partidos, o que demonstra o carácter excluente da “transição”.

Esse poder excluente indexado ao fascismo e aos nazis, feriu outras sensibilidades particularmente a leste, fazendo com isso subir a fasquia das tensões internas e externas.

De certo modo esta é uma reedição da conjuntura imediatamente anterior à Iª Guerra Mundial no que diz respeito às disputas entre a Alemanha e a Rússia em relação à Ucrânia…

4 – A ascensão ao poder na União Europeia por parte de sectores identificados com as oligarquias nacionais, os grandes interesses financeiros e as políticas típicas de capitalismo neoliberal, tendo a Alemanha como fulcro, está a acarretar não só dispositivos que se reflectem em todos os componentes europeus, ainda que eles estejam em crise (recordo os PIIGS), como também na “viragem à direita” na Ucrânia, despoletada após a inclinação de Viktor Yanukovich em direcção à Rússia, contrariando os outros oligarcas.

Os povos europeus estão a sofrer as pressões, manipulações e contingências das políticas da austeridade impostas a partir da Alemanha e agora esse mesmo “modelo” está a ser estendido à Ucrânia através das fórmulas mais perversas, características da contra revolução liberal, com recurso a franjas da oligarquia ucraniana e no eixo das manobras ocidentais… sacrificando as (pseudo)-liberdades de Maidan.

Os povos na Europa estão a ser oprimidos pelos interesses da alta-finança Atlântica, num processo de autêntica ditadura do capital, mas a Rússia está a assumir uma contradição difícil de transpor, até por que o capitalismo de estado russo tem permitido fazer fluir os interesses dos poderosos oligarcas russos numa aliança singular com outras classes que revitalizam o contexto emergente.

De facto, o projecto de dividir a Federação Russa foi até agora neutralizado e o efeito boomerang reflecte-se na elástica arquitectura da concorrência.

A titubeante oligarquia ucraniana forjada com a “escola” da “Revolução Laranja” situa-se no cerne da crise e esquece que apesar do poder mercenário, está longe de conquistar a Ucrânia por inteiro, muito menos quando instrumentaliza fascismo e nazismo.

O braço-de-ferro entre o ocidente e o oriente na Ucrânia, disputando as rotas do petróleo e do gás, como a região mineral e industrial do leste da Ucrânia, não só está longe de ter acabado, como provavelmente ainda não provocou os seus mais dramáticos episódios.

Os povos ficarem subjugados a processos de exclusão, ao fascismo e ao nazismo, por imposição de oligarquias nacionais sem escrúpulos ao ponto de se tornarem mercenárias, é algo que será repelido pela sua evidente nocividade humana e sócio-política.

Esse é também um sinal de desespero: se o fascismo pegou de estaca durante várias décadas no Chile, o mesmo não acontecerá na Europa do Leste, com tradições anti-fascistas assumidas historicamente durante toda a segunda metade do século XX.

Uma situação como esta da Ucrânia, poderá provocar efeitos imprevisíveis que se espalharão, mais tarde ou mais cedo e em cadeia por toda a Europa.

Para tal bastará seguir o fluxo dos oleodutos e gasodutos transeuropeus e saídos da emergência russa!

Luanda, 11 de Março de 2014 - só agora (17/3) publicado por limitações de Página Global

Imagem: Exposição dos oleodutos e gasodutos que atravessam a Ucrânia, fluindo de oriente para ocidente.

Consultas:
. A crise na Ucrânia: o que significa ser saqueado pelo ocidente – http://resistir.info/ucrania/roberts_25fev14.html
. A Ucrânia e as sanções económicas contra a Rússia – http://resistir.info/russia/katasonov_sancoes_06mar14_p.html
. Ukraine – How Foreign Intervention is Tearing the Country Apart - http://www.globalresearch.ca/target-ukraine-how-foreign-intervention-is-tearing-the-country-apart/5371613
. Ukraine Coalition Government is Putting the Armed Forces under Neo-Nazi Command. Speech of Ousted President Viktor Yanukovych – Full transcript of the speech of Viktor Yanukovych in Rostov-on-Don – http://www.globalresearch.ca/ukraine-coalition-government-is-putting-the-armed-forces-under-neo-nazi-command-speech-of-ousted-president-viktor-yanukovych/5372988
. L’axe de l’espoir, de Pékin à Beyrouth, en passant par Moscou, Téhéran et Damas – http://www.voltairenet.org/article182570.html
. Des organisations nazies font irruption sur la scène européenne - http://www.voltairenet.org/article182424.html
. Déclaration dindépendance de la République autonome de Crimée et de Sébastopol – http://www.voltairenet.org/article182655.html
. RÚSSIA E CHINA EM SINTONIA QUANTO À SITUAÇÃO NA UCRÂNIA – http://paginaglobal.blogspot.com/2014/03/russia-e-china-em-sintonia-quanto.html
. Russia says Nato pressure 'will not help stabilise the situation' – live – http://www.theguardian.com/world/2014/mar/03/ukraine-crisis-russia-control-crimea-live

Sem comentários:

Mais lidas da semana