quinta-feira, 27 de março de 2014

PM DE TIMOR-LESTE VISITA MALÁSIA, AUSTRÁLIA E CHINA




Díli, 27 mar (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, anunciou hoje que viaja no domingo para visitas oficiais à Malásia e à China e para participar num exercício das forças especiais na Austrália.

"Parto no domingo, dia 31 começo a visita à Malásia, no dia 03 (abril) estou em Perth (Austrália) e no dia 06 começo a visita à China e regresso no dia 15", afirmou Xanana Gusmão, que falava no final de um encontro com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak.

Sobre a deslocação à China, o primeiro-ministro timorense explicou que vai participar numa conferência internacional sobre desenvolvimento económico e cooperação na Ásia.

"Nesse sentido, pediram-me para ir, já que nós vamos entrar na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN)", disse.

Segundo Xanana Gusmão, na conferência vai falar das potencialidades da Zona Especial de Oecússi, que "pode ser uma ponte de ligação entre a região asiática com outras regiões do mundo".

"É bom que se compreenda que Timor-Leste não é um sítio de investimento para dentro, mas para além do território", afirmou.

A deslocação à Malásia ocorre no âmbito do reforço das relações de cooperação com os países membros da ASEAN.

Em Perth, Xanana Gusmão participa numa cerimónia das forças especiais australianas.

Questionado pela Lusa sobre se vai reunir-se com o seu homólogo australiano, Tony Abbott, durante a sua deslocação à Austrália, Xanana Gusmão disse que "talvez haja um momento de abertura para uns contactos".

Timor-Leste acusou a Austrália formalmente, junto do Tribunal Permanente Arbitral de Haia, de espionagem quando estava a ser negociado um tratado sobre a exploração do petróleo e gás no Mar de Timor.

Com a arbitragem internacional, Timor-Leste pretende ver o tratado anulado, podendo assim negociar a limitação das fronteiras marítimas e tirar todos os proveitos da exploração do campo de gás de Greater Sunrise, que vale milhares de milhões de dólares.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana