sexta-feira, 7 de março de 2014

Timor-Leste quer reforçar leis de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo




Díli, 07 mar (Lusa) - Timor-Leste está a avaliar a possibilidade de reforçar as leis de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e a coordenação com organizações internacionais nesta área, anunciou hoje o Governo.

"O nosso Estado está seriamente empenhado nessa matéria e criamos um grupo que vai rever as leis todas para refletirem esta política nacional e internacional de luta contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo", afirmou, em comunicado, o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.

Este assunto vai ser abordado na próxima semana, entre segunda e sexta-feira, num seminário internacional em Díli.

Segundo José Luís Guterres, Timor-Leste quer ter toda a política e legislação para evitar que o país se torne uma plataforma para a lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo.

"Não vamos permitir e vamos criar leis para que isso não aconteça", disse o chefe da diplomacia, citado no comunicado.

Participam no seminário peritos da China, Singapura e Malásia, bem como o Grupo Ásia-Pacífico para a luta contra o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, do qual Timor-Leste é membro desde 2008, e a Fundação Internacional Contra o Branqueamento de Capitais e o Financiamento do Terrorismo (FATF).

O Governo timorense criou em fevereiro uma comissão nacional para aplicar medidas destinadas ao combate do branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

MSE // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana