quinta-feira, 27 de março de 2014

Um quarto da população de Cabo Verde «ainda é pobre», reconhece PM




O primeiro-ministro de Cabo Verde reconheceu hoje que um quarto da população é pobre, que o desemprego é elevado (16,7%) e afeta sobretudo mulheres e jovens e que há muitas desigualdades sociais.

Numa curta mensagem gravada alusiva ao Dia da Mulher Cabo-Verdiana, que hoje se assinala no arquipélago, José Maria Neves insistiu na ideia de que a data constitui uma oportunidade para se refletir na forma como o país pode evoluir na igualdade e equidade na sociedade local.

"Já fizemos muito na redução da pobreza, baixámo-la de cerca de 50% para 25%, mas um quarto da população ainda é pobre, o desemprego é elevado e há índices elevados de desigualdades sociais", salientou o chefe do executivo cabo-verdiano, que se encontra em Yamoussoukro (Costa do Marfim) para participar, sexta-feira e sábado, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da África Ocidental.

"Agora que falamos em mais oportunidades, igualdades e equidade, temos de continuar a trabalhar com muita energia para enfrentar com sucesso esses desafios e construirmos uma sociedade mais justa, mais igual, mais inclusiva, com oportunidades para todas as mulheres e para todos os homens", pediu.

"Temos de continuar a trabalhar para enfrentar os desafios que se colocam atualmente à sociedade cabo-verdiana, como a questão da pobreza e do desemprego, que atingem sobretudo as mulheres e os jovens, as desigualdades sociais que corroem qualquer sociedade", reiterou.

O Dia da Mulher Cabo-Verdiana, cuja lema deste ano é a violência sexual, celebra-se em várias cidades do país desde 1981, ano em que se fundou a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), que, desde então, tem combatido a violência contra a mulher.

A efeméride é assinalada, ao fim da tarde, com uma marcha subordinada ao tema "Homem que é Homem Não Bate na Mulher", promovida pela OMCV, que visa sensibilizar a sociedade para a questão, bem como outras atividades de cariz cultural, recreativo e desportivo.

Lusa, em Diário Digital

Sem comentários:

Mais lidas da semana