segunda-feira, 14 de abril de 2014

Guiné-Bissau: Secretário-Geral da ONU elogia povo por escrutínio ordeiro e pacífico




O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou hoje o povo da Guiné-Bissau pela sua participação pacífica e ordeira nas eleições presidenciais e legislativas de domingo e instou todos os candidatos a respeitarem os resultados do escrutínio.

“Ao participar em grande número, o povo da Guiné-Bissau expressou claramente o seu desejo de que a ordem constitucional seja plenamente reposta no país”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz de Ban Ki-moon, em comunicado.

“O secretário-geral saúda igualmente os organismos que prepararam as eleições pela sua determinação em garantir a realização das mesmas em devido tempo” e “agradece aos parceiros internacionais da Guiné-Bissau pelo seu apoio financeiro e técnico que contribuiu para o êxito destas eleições”, indicou o porta-voz.

No documento, Ban Ki-moon “reitera o seu apelo a todos os candidatos para que respeitem os resultados oficiais quando estes forem anunciados pelo Supremo Tribunal e para que sigam os procedimentos legais em vigor para resolver qualquer disputa eleitoral que possa surgir”.

Por último, o porta-voz sublinhou que a ONU “continuará a apoiar o povo e o Governo da Guiné-Bissau nos seus esforços para garantir maior estabilidade política, o Estado de direito, a construção do Estado e o desenvolvimento socioeconómico”.

Nos termos da lei guineense, só a Comissão Nacional de Eleições (CNE) pode divulgar resultados eleitorais, e o presidente do organismo, Augusto Mendes, anunciou no domingo que os resultados definitivos podem só ser conhecidos dentro de uma semana.

As eleições presidenciais e legislativas que se realizaram no domingo poderão ter registado uma afluência igual ou superior a 80 por cento – de acordo com o representante da ONU na Guiné-Bissau, José Ramos-Horta – e decorreram com “paz e tranquilidade”, como declarou o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, chefe da missão de observadores eleitorais da União Africana.

Lusa, em Jornal Açores

Sem comentários:

Mais lidas da semana