quinta-feira, 10 de abril de 2014

Portugal: BRINCAR COM A TROPA - CAPITÃES DE ABRIL NÃO CALAM NEM COMEM




Capitães de Abril fora da sessão solene dos 40 anos do 25 de Abril

TSF

O presidente da Associação 25 de Abril garantiu que serão encontradas outras formas dos capitães de Abril se exprimirem, isto após a presidente da Assembleia da República ter impedido os militares de falarem na sessão solene no Parlamento.

A Associação 25 de Abril anunciou, esta quinta-feira, que não vai marcar presença na sessão solene comemorativa dos 40 anos da Revolução dos Cravos na Assembleia da República.

Após a presidente da Assembleia da República ter recusado que os militares falassem nesta sessão, o presidente da Associação 25 de Abril garantiu que serão encontradas outras formas dos capitães de Abril se exprimirem.

Em declarações à TSF, Vasco Lourenço confessou-se «um pouco desiludido com o andamento do processo», mas não «magoado» com as palavras de Assunção Esteves.

«Estamos na luta pela recuperação dos valores de Abril e portanto não estou magoado», acrescentou este capitão de Abril, que não excluiu que esta «luta» possa também passar pela «rua».

Aludindo a um artigo de Boaventura Sousa Santos, onde o sociólogo falava na necessidade de «expulsar os vendilhões do templo», o presidente da Associação 25 de Abril disse concordar com esta ideia.

«No dia 25 de Abril, vai haver a grande manifestação das comemorações populares, onde estamos», lembrou Vasco Lourenço, que admitiu todos os cenários após o 25 de Abril.

Assunção Esteves: Se capitães de Abril exigem falar no plenário, «o problema é deles»

A presidente da Assembleia da República afirmou hoje que convidou a Associação 25 de Abril para estar presente na sessão solene comemorativa da revolução, e que se os militares impõem a condição de falar «o problema é deles».

«Todos os anos há convite à associação 25 de Abril. Este ano houve novo convite, o resto não existe, não comento o que não existe», começou por dizer Assunção Esteves aos jornalistas.

Confrontada com a condição de usar da palavra imposta pelo presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, para que os militares de Abril estejam presentes na sessão solene, Assunção Esteves respondeu: «O problema é deles».

«Houve um convite para virem ao parlamento, só», frisou a presidente da Assembleia da República.

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana