sábado, 12 de abril de 2014

Presidente quer o mundo inteiro a aplaudir a votação de domingo na Guiné-Bissau




Bissau, 12/04 - O presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, quer o mundo inteiro a aplaudir as eleições gerais no país, marcadas para domingo.

"O mundo está de olhos postos em nós. Devemos corresponder acorrendo massivamente aos locais de voto para que, em liberdade e consciência, façamos as nossas escolhas", referiu.

Nhamadjo falava na última noite, numa mensagem dirigida à população.

O presidente é o anfitrião de pelo menos  400 observadores estrangeiros de todos os continentes e diversas organizações internacionais que vão acompanhar a votação, a primeira depois do golpe de estado militar ocorrido há dois anos. 

"Às forças de defesa e segurança peço que fiquem firmes nos seus postos, mas equidistantes" do processo eleitoral, referiu.

Aos partidos e candidatos, Nhamadjo pediu que "aceitem os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições, ganhe quem ganhar". 

"O que decidirmos no domingo irá determinar o nosso futuro colectivo nos próximos quatro e cinco anos", concluiu. 

As eleições gerais (presidenciais e legislativas) na Guiné-Bissau estão marcadas para domingo, com 13 candidatos presidenciais e 15 partidos a concorrer à Assembleia Nacional Popular. 

São as primeiras eleições depois do golpe de estado de 12 de Abril de 2012. 

Um total de 775.508 cidadãos constam dos cadernos eleitorais da Guiné-Bissau e têm direito a votar, de acordo com o recenseamento realizado entre Dezembro de 2013 e Fevereiro deste ano.

Angop

1 comentário:

Anónimo disse...

Ja escapou as porradas do kumba yala mas nao te esqueças que seras julgado um dia pour crimes e de trafico de drogas

Mais lidas da semana