quarta-feira, 2 de abril de 2014

XANANA GUSMÃO TERMINA VISITA DE COOPERAÇÃO NA MALÁSIA




O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, terminou hoje na Malásia uma série de visitas que fez aos Estados membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático para reforçar a cooperação e defender a adesão de Timor-Leste à organização.

"Visto Timor-Leste ser parte do sudeste asiático, queremos também fazer parte da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e contribuir para o progresso regional", afirmou Xanana Gusmão em Kuala Lumpur durante um encontro com empresários malaios.

"A adesão à ASEAN permitir-nos-á igualmente juntar à comunidade económica que será estabelecida em 2015 e reforçar as relações comerciais e de investimento", acrescentou.

À semelhança do que aconteceu nas visitas a outros Estados-membros da ASEAN também o primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, declarou apoio à adesão de Timor-Leste à organização.

A candidatura de adesão de Timor-Leste à ASEAN foi admitida em novembro de 2011 durante uma conferência de chefes de Estado e de Governo daquela organização, realizada em Bali.

O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, defendeu que Timor-Leste deveria entrar como membro de pleno direito na cimeira de 2013, mas Singapura tem defendido o ano de 2015.

A ASEAN, criada a 08 de agosto de 1967, tem como principais objetivos fomentar o crescimento económico e a estabilidade na região do sudeste asiático.

São Estados-membros da ASEAN Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Malásia Brunei, Vietname, Birmânia, Laos e Camboja.

Na visita à Malásia, que hoje terminou, Xanana Gusmão chefiou uma delegação de mais de 30 pessoas, entre as quais vários ministros.

Durante a sua estada no país, foram assinados vários memorandos de entendimento no setor da saúde, educação, desenvolvimento de cooperativas e da indústria petrolífera e do gás.

O primeiro-ministro timorense convidou também os empresários malaios para investir no país.

"Com a nossa economia aberta, política fiscal expansiva, crescimento económico sustentado, vasto programa de infraestruturas, taxas fiscais reduzidas e forte apoio governamental a empresas estrangeiras, somos um bom destino para investimentos", afirmou Xanana Gusmão.

Da Malásia, o primeiro-ministro timorense viaja para Perth, na Austrália, para uma visita de trabalho que termina no sábado.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana