quarta-feira, 21 de maio de 2014

LUANDA E MAPUTO FALAM DE PETRÓLEO



Nilza Massango – Jornal de Angola

A ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias, considerou ontem em Luanda que Angola é um país atractivo, quando saía de uma audiência com o ministro angolano dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

Esperança Bias disse que a reunião com o ministro Botelho de Vasconcelos serviu para a troca de experiências e informações na área do petróleo e gás. “Queremos saber como Angola está a gerir o petróleo e como se tornou um país atractivo. Como sabe, Moçambique é produtor de gás em quantidades industriais e acreditamos que cada um dos países tem experiências a trocar”, disse. 

Acompanhada de uma delegação, a ministra moçambicana informou que o seu país está aberto ao investimento de empresas angolanas para o mercado de petróleo e gás. “As empresas angolanas são bem-vindas. A cooperação com a Sonangol nos diversos ramos está a ser bem sucessiva. A Sonangol conseguiu fortalecer-se no mercado dos petróleos e Moçambique também quer seguir o mesmo caminho”, referiu Esperança Bias. 

A ministra moçambicana reconheceu que o seu país tem muito por fazer em termos de regulamentação do sector do petróleo e gás e com Angola pretende também colher experiências e conhecimentos sobre o quadro legal, jurídico e regulamentar e também a forma como tem financiado a formação de quadros angolanos. 

O ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos reforçou a disposição de Angola na troca de experiências com Moçambique, numa altura em que o país pretende melhorar a actividade de pesquisa e exploração do gás e aumentar o potencial que ainda considera insignificante. “Podemos no futuro trabalhar nesta direcção. Enviar técnicos angolanos para Moçambique e moçambicanos para Angola”, disse Esperança Bias.

Formação de quadros

A ministra disse que existe um grupo de moçambicanos em formação no Sumbe. Existe também uma estratégia de formação aprovada pelo governo moçambicano que prevê a formação de 10 mil moçambicanos, num período de 10 anos. “Queremos que Angola apoie Moçambique. 

Queremos também, para além da formação, que seja possível estudantes moçambicanos estagiarem nas instituições que lidam com o petróleo, quer no sector privado ou público, de forma que ao regressarem a Moçambique levem alguma experiência, afirmou. 

Depois da reunião com o ministro Botelho Vasconcelos, no Ministério dos Petróleos, a ministra dos Recursos Minerais de Moçambique tinha na sua agenda do dia, uma visita à Base da Sonils. Uma base industrial que serve de apoio ao sector petrolífero e que contribui para o desenvolvimento da indústria angolana, disse Botelho de Vasconcelos.

Estado melhora receitas

O Governo de Moçambique arrecadou mais de 1,3 mil milhões de dólares nos últimos dois anos em impostos sobre os lucros das empresas que operam no sector mineiro, o que representa 9,0 por cento de toda a riqueza do país. 

De acordo com o relatório mensal do gabinete de estudos económicos e financeiros do BPI, “ a autoridade fiscal moçambicana anunciou a recolha de 520 milhões de dólares no final de Março com a venda de 10,0 por cento da participação da companhia petrolífera Anadarko na bacia de Rovuma, o que, juntando aos ganhos de capital obtidos desde 2012, quando o Governo começou a taxar as grandes transacções financeiras, representa ganhos cumulativos de 1,3 mil milhões de dólares, o equivalente a 9,0 por cento  do PIB do ano passado".

No relatório, os analistas do BPI consideram que \"a exploração das reservas naturais pode dar uma ajuda ao desenvolvimento do país se o Governo usar essas verbas para resolver as necessidades básicas".

No ano passado, a economia de Moçambique cresceu 7,0 por cento, vincando o desenvolvimento sustentado do país, escrevem os autores do relatório do BPI, que notam que o crescimento foi \"mais elevado nas indústria com mais capital intensivo e nas actividades com maior exposição aos grandes projectos estrangeiros do que nos sectores tradicionais\". O BPI exemplifica que a produção mineira subiu 38,2 por cento.

Foto: Vigas da Purificação/JA

Sem comentários:

Mais lidas da semana