sábado, 28 de junho de 2014

Copa2014: Brasil passa aos "quartos" numa vitória "tirada a ferros"




A passagem à fase seguinte do Mundial decidiu-se na marcação das grandes penalidades, com o Brasil a vencer por 3-2, depois de 90 minutos e um prolongamento em que nenhuma das equipas conseguiu quebrar o empate a um golo.

O Brasil qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de futebol de 2014, ao bater o Chile por 3-2, no desempate por grandes penalidade, após 1-1 nos 120 minutos.

A formação "canarinha" saiu na frente, com um golo a meias entre Gonzalo Jara e David Luiz, aos 18 minutos, mas Alexis Sanchez empatou aos 32 e, aos 120, com o prolongamento a acabar o ex-"leão" Mauricio Pinilla atirou à barra.

No Estádio Mineirão, o jogo foi para o desempate por grandes penalidades e o "onze" de Luiz Felipe Scolari foi mais feliz.

O Brasil esteve a vencer por 2-0, com golos de David Luiz e Marcelo e já duas defesa de Julio César, mas Aranguiz e Marcelo Dias ainda restabeleceram a igualdade. Depois, Neymar marcou e Jara acertou no poste esquerdo.

No final do jogo, um emocionado Júlio César lembrou algumas dificuldades sentidas após o golo do empate e agradeceu o apoio do público face à pressão que é jogar em casa.

Já Thiago Silva, o capitão da seleção canarinha, diz que esta vitória é um «momento único» que estava escrito nas mãos de Júlio César, o guarda-redes que defendeu duas penalidades.

Para a seleção chilena, o resultado deste sábado é uma deceção. O médio Arturo Vidal diz que a equipa fez tudo para ganhar ao Brasil.

O Brasil salva, assim, o que teria sido uma enorme desilusão, e segue para os quartos de final, para encontrar, sem o castigado Luiz Gustavo (viu o segundo amarelo na prova), a Colômbia ou o Uruguai, a seleção que, em 1950, há 64 anos, roubou o título aos anfitriões em pleno Maracaña.

Ficha Técnica: Jogo no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

Brasil -- Chile, 1-1 após prolongamento (3-2 no desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 1-1. No final do tempo regulamentar: 1-1. No final do prolongamento: 1-1.

Marcadores: 1-0, David Luiz, 18 minutos; 1-1, Alexis Sanchez, 32.

Marcadores no desempate por grandes penalidades: 1-0, David Luiz; 1-0, Mauricio Pinilla (defesa de Júlio César); 1-0, Willian (ao lado); 1-0, Alexis Sanchez (defesa de Júlio César); 2-0, Marcelo; 2-1, Charles Aranguiz; 2-1, Hulk (defesa de Claudio Bravo); 2-2, Marcelo Diaz; 3-2, Neymar; 3-2, Gonzalo Jara (ao poste esquerdo).

Equipas:

- Brasil: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Fernandinho (Ramires, 72), Oscar (Willian, 105), Hulk, Neymar e Fred (Jô, 64). Selecionador: Luiz Felipe Scolari.

- Chile: Bravo, Isla, Medel (Rojas, 108), Silva, Jara, Mena, Aranguiz, Diaz, Vidal (Pinilla, 87), Alexis Sanchez e Vargas (Gutiérrez, 57). Selecionador: Jorge Sampaoli.

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Mena (17), Silva (40), Hulk (55), Luiz Gustavo (60), Jô (93), Pinilla (102) e Dani Alves (105+1).

Assistência: 57.714 espetadores.

TSF - Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana