segunda-feira, 7 de julho de 2014

Banco de Desenvolvimento dos países emergentes deve ser anunciado este mês - China




Pequim, 07 jul (Lusa) - O Governo chinês assegurou hoje que existe um "amplo consenso" para a criação de um Banco de Desenvolvimento dos BRICS (países emergentes), cujo anúncio formal deverá acontecer já este mês, na cimeira daquele grupo.

"Os cinco países têm um forte desejo de estabelecer um banco e chegaram a um amplo consenso nesse sentido", disse o vice-ministro das Relações Externos chinês, Li Baodong, numa conferência de imprensa destinada a antecipar a cimeira que decorre em Fortaleza, no Brasil, no próximo dia 15.

Os BRICS são compostos pelo Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e deverão passar, assim, a ter um banco destinado a desenvolver projetos de desenvolvimento, que será financiado inicialmente com um capital que pode chegar aos 100 mil milhões de dólares (cerca de 73,5 mil milhões de euros), de acordo com a AFP.

As negociações para a criação do banco já duram há alguns anos, mas as dificuldades técnicas têm atrasado o processo: "As divergências têm de se resolver mediante o diálogo entre todos os países membros, as discussões ainda continuam, há muitos pontos de vista, mas o objetivo de pôr em marcha o mais rápido possível este banco é comum a todos", acrescentou o responsável chinês.

Além do banco de desenvolvimento, os BRICS têm previsto a criação de um fundo de reservas a ser usado em caso de "contingências financeiras".

MBA // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana