domingo, 6 de julho de 2014

Banco de Portugal aprova Vítor Bento e Moreira Rato no BES



TSF ontem às 22:25

O Banco de Portugal considera que a designação de novos titulares para a administração do Banco Espírito Santo «atende à preocupação» de que «órgãos de administração e fiscalização das instituições de crédito sejam independentes».

Depois de o Espírito Santo Financial Group e do Crédit Agricole terem oficializado Vítor Bento e João Moreira Rato na administração do BES, a instituição liderada por Carlos Costa vem dizer em comunicado que regista «o diálogo acionista que tornou possível a apresentação de uma proposta para designação dos novos presidente da comissão executiva (CEO) e administrador financeiro (CFO) e a opção por um procedimento que privilegiou a celeridade, bem como a proposta de eleição de um novo presidente do conselho de administração na próxima Assembleia Geral Extraordinária».

O regulador bancário sublinha ainda que «as propostas de alterações estatutárias a submeter à próxima Assembleia Geral Extraordinária visam o reforço do governo interno do BES».

A Assembleia Extraordinária do BES está marcada para dia 31 de julho.

Seguro pede reunião a Carlos Costa sobre sistema bancário

TSF ontem às 20:44

O secretário-geral do PS pediu uma reunião ao governador do Banco de Portugal sobre a situação do sistema bancário português, disse hoje à Agência Lusa fonte oficial dos socialistas.

António José Seguro pretende obter na reunião com Carlos Costa uma análise global do setor bancário.

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) anunciou hoje que vai propor Vítor Bento para presidente executivo do Banco Espírito Santos (BES) e João Moreira Rato para administrador financeiro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O ESFG aponta ainda o deputado social-democrata e ex-juiz do Tribunal Constitucional, Paulo Mota Pinto, para o cargo de presidente do Conselho de Administração.

O processo de reestruturação do BES, que vai culminar com a saída do líder histórico Ricardo Salgado da presidência executiva, tem sido marcado por polémicas que implicaram uma acentuada desvalorização das ações do banco nos últimos dias.

O Banco de Portugal veio mesmo a público assegurar que o BES se encontra numa situação de solvabilidade «sólida» e que estava a acompanhar de perto a situação no banco.

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana