domingo, 6 de julho de 2014

Portugal: BES. VEM AÍ OUTRO CAMBALACHO AO ESTILO DO BPN?



Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Três nomes próximos do governo PSD/CDS e do PR Cavaco Silva vão ser os banqueiros do Banco Espírito Santo. Sai a família Espírito Santo e entram os fiéis da direita portuguesa.

Mais um banco, mais um cambalacho ao estilo do BPN? É de temer. Ainda para mais porque o fiel cavaquista Vítor Bento será o capataz deste novo BES/PSD como o era Oliveira Costa ou Dias Loureiro. O grande “assalto” aos bancos por parte do PSD aconteceu quando Cavaco Silva foi primeiro-ministro e chefe do PSD, depois tem sido aquilo que sabemos e ainda mais o que não sabemos.

É de temer que nova fornada de uma cópia semelhante ao cambalacho BPN esteja em curso e que depois sejam os portugueses a ter de repor aquilo que foi roubado do dito banco em uma reposição de nova “crise” bancária. No caso BPN/SLN assistiu-se a distribuição fantástica de oferta de “milho aos pombos”. Até Cavaco Silva e a filha arrecadaram grandes lucros rápidos numas "aplicações" em ações, gentileza do bom amigo Oliveira Costa. 

E agora vai repetir-se a mesma desbunda com o prémio da impunidade? É que as trafulhices são tantas e tão inacessíveis ao entendimento e esclarecimento dos portugueses que com a legitimidade temerosa das circunstâncias os dos poderes passam a ser todos uns corruptos, uns ladrões, praticantes do nepotismo. E não tem de ser exatamente assim, decerto existirão algumas exceções. Mas quem? Onde? Quantos?

Sem comentários:

Mais lidas da semana