sábado, 5 de julho de 2014

Comissão de Luta Contra a Sida satisfeita com progressos em Macau




Macau, China, 04 jul (Lusa) -- A Comissão de Luta Contra a Sida congratulou-se hoje com os resultados da prevenção e combate alcançados em Macau, em particular junto dos toxicodependentes.

"O objetivo 'zero infeções' foi quase atingido entre os toxicodependentes", disse o presidente substituto da Comissão e diretor dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, citado num comunicado hoje divulgado, embora reconhecendo que "não é fácil eliminar totalmente o risco", uma vez que a via sexual continua a ser o principal meio de transmissão do VIH/SIDA.

Nos primeiros cinco meses do ano, Macau sinalizou 18 novos casos, com a via sexual a manter-se como o principal meio de transmissão do vírus.

Atualmente, segundo a mesma nota dos Serviços de Saúde, existem 130 infetados que estão a ser acompanhados através dos serviços de consulta externa, com o tratamento a obter "resultados satisfatórios".

"Bons" são também considerados os resultados do trabalho desenvolvido pela Divisão de Tratamento e Reinserção Social do Instituto de Ação Social no que concerne à prevenção entre toxicodependentes, nomeadamente nos serviços de metadona.

"Até ao momento, cerca de 150 indivíduos estão a ser submetidos a este tipo de tratamento, o que além de contribuir para a minimização de riscos provocados pelo uso comum de seringas, pode também melhorar os comportamentos entre os toxicodependentes infetados", indicou a comissão, que este reunida esta semana, adiantando que está a ser planeada a criação de mais três postos de metadona.

A comissão promete continuar a apoiar os serviços destinados à redução de danos, nomeadamente, a reabilitação de toxicodependentes, a troca de seringas e os serviços extensivos ao exterior efetuado pela Associação de Reabilitação de Toxicodependentes, refere-se na mesma nota, em que se indica que, entre janeiro e maio, foram distribuídas 3.886 seringas e recolhidas 3.676.

DM // JMR - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana