terça-feira, 22 de julho de 2014

CPLP: Começou XIX Conselho de Ministros com presença de MNE da Guiné Equatorial




A XIX reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) começou hoje em Díli com a presença do chefe da diplomacia da Guiné Equatorial, Agapito Mba Mokuy.

"O ministro dos Negócios Estrangeiros vai ficar no encontro até ao início do debate político", disse fonte da organização do encontro.

Agapito Mba Mokuy entrou na sala depois dos restantes representantes dos países da CPLP e sentou-se ao lado dos representantes da Guiné-Bissau.

Durante o encontro, o Conselho de Ministros vai analisar a criação de um grupo para estudar a exploração e produção conjunta de hidrocarbonetos na organização.

Timor-Leste, que assume quarta-feira a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), propôs aos Estados-membros a criação de um consórcio para a exploração de hidrocarbonetos 'onshore' em território timorense.

O assunto vai ser hoje analisado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, segundo uma versão da agenda do encontro a que a agência Lusa teve acesso.

Outro tema em análise vai ser a Confederação Empresarial da CPLP.

Os chefes da diplomacia vão também discutir a concessão da categoria de observador associado da CPLP à Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão.

Da agenda dos trabalhos, consta igualmente a apresentação do Relatório do Representante Especial da CPLP na Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau foi suspensa da organização em 2012 e regressa agora aos trabalhos depois de realizadas eleições gerais que culminaram na tomada de posse dos novos Presidente, José Mário Vaz, e primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que chega hoje a Timor-Leste para estar presente na cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização na quarta-feira.

Outros assuntos em destaque da agenda do Conselho de Ministros são a eleição do novo diretor executivo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa e a proposta de recondução do secretário-executivo da CPLP, o moçambicano Murade Murargy, no cargo.

Apesar do assunto não constar da agenda, o Conselho de Ministro deverá também falar sobre a possível entrada da Guiné Equatorial na CPLP, depois de terem recomendado em fevereiro em Maputo a adesão daquele país à organização durante a cimeira de chefes de Estado e de Governo de Díli.

O Presidente Teodoro Obiang, que tinha previsto chegar a Díli hoje às 07:00 locais (23:00 de segunda-feira em Lisboa) adiou a chegada à capital timorense para as 17:00 locais (09:00 em Lisboa), segundo informações de responsáveis timorenses à agência Lusa.

Lusa, em Sapo TL

Na foto: Agapito Mba Mokuy

Sem comentários:

Mais lidas da semana