quinta-feira, 31 de julho de 2014

Guiné-Bissau procura inspiração de Singapura nas áreas de planeamento urbano e saneamento




Bissau, 30 jul (Lusa) - A Guiné-Bissau pretende conhecer a experiência considerada positiva de Singapura nas áreas de planeamento urbano e saneamento para as aplicar no país, anunciou hoje o primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

"Mantivemos uma reunião muito positiva com uma delegação do Governo de Singapura em que expressámos interesse em conhecer o plano" que mudou a face daquele país na última metade do século XX.

Simões Pereira falava numa conferência de imprensa para rever temas tratados durante encontros mantidos no exterior nas últimas semanas.

O chefe de governo pretende que se realizem encontros bilaterais entre os dois países.

"Singapura é um caso de estudo. Nos anos 50 ou 60 teria situações semelhantes às de alguns dos nossos bairros", entretanto erradicadas, referiu.

Em causa está um cenário urbano maioritariamente composto por esgotos a céu aberto em bairros de construções precárias e em que as ruas de terra ficam intransitáveis na estação das chuvas.

Simões Pereira apontou também o exemplo de mercados de Singapura, outrora sem condições básicas, tal como acontece com o Mercado do Bandim, em Bissau, mas que se transformaram em espaços aprazíveis e ligados à cultura local.

O primeiro-ministro anunciou ainda a visita à Guiné-Bissau de Mari Alkatiri, líder da oposição em Timor-Leste, durante o mês de setembro para apresentação da experiência timorense na criação de uma zona económica especial, processo que pode ser ligado ao plano de desenvolvimento em preparação pelo governo guineense.

LFO // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana