sexta-feira, 11 de julho de 2014

Passos Coelho em Timor-Leste entre 22 e 25 de julho para cimeira CPLP




Lisboa, 11 jul (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, estará entre 22 e 25 de julho em Timor-Leste, onde participa na X Cimeira da CPLP e realiza uma visita oficial.

O governante participará, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na X Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre a 23 de julho, quarta-feira.

Antes, de acordo com o programa provisório da visita, Passos Coelho tem previstas para dia 22, data em que chega a Timor-Leste, duas inaugurações: da ponte Ribeira de Comoro e da feira do livro local.

À noite, o primeiro-ministro terá um jantar no Palácio da Presidência, onde deverá estar acompanhado pelo Presidente da República Democrática de Timor Leste, Taur Matan Ruak, e pelo seu homólogo, Xanana Gusmão.

O dia seguinte é dedicado por inteiro à X Cimeira da CPLP.

Já a 24 de julho, quinta-feira, Passos Coelho deverá começar o dia com um pequeno-almoço com empresários, tendo também previsto um encontro com o Presidente Taur Matan Ruak.

Posteriormente, da agenda provisória do primeiro-ministro consta a presença no Fórum Globalização Económica e Oportunidades de Investimento entre a CPLP e a Região da Ásia-Pacífico, seguido de um encontro com o primeiro-ministro Xanana Gusmão.

Visitas ao Museu da Resistência, à escola portuguesa de Díli e uma receção à comunidade portuguesa completam o programa de dia 24.

Na sexta-feira, último dia da visita, Pedro Passos Coelho deverá visitar instalações militares e a escola-referência de Díli, antes de regressar a Lisboa.

A visita de quatro dias a Timor-Leste é antecedida de uma visita oficial de um dia, a 20 de julho, ao Sri Lanka, onde Passos Coelho visitará projetos da AMI e está previsto que se reúna com o seu homólogo, D. M. Jayaratne, e veja projetos apoiados pela Assistência Médica Internacional (AMI), devendo ser acompanhado nessas visitas pelo presidente desta organização não-governamental, o médico Fernando Nobre.

Segundo o gabinete de Pedro Passos Coelho, esta é a primeira visita oficial de um primeiro-ministro português ao Sri Lanka e inclui ainda a assinatura de um memorando de entendimento entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a sua congénere cingalesa.

Neste país asiático, que já foi chamado de Ceilão e Taprobana, a AMI presta apoio ao Centro para a Sociedade e Religião, localizado em Colombo, e à Fundação Burgher Sri Lanka-Portugal, em Batticaloa, uma zona afetada pelo tsunami de dezembro de 2004, onde vivem lusodescendentes integrantes da comunidade Burgher.

PPF (IEL) // SMA - Lusa

*Título alterado por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana