quarta-feira, 2 de julho de 2014

Venezuelanos protestam contra assassínio a tiro de português em Caracas




Centenas de pessoas concentraram-se hoje, pelo segundo dia consecutivo, em La Candelária, no centro de Caracas, em protesto pelo assassínio a tiro de um comerciante português, cuja padaria foi assaltada terça-feira por dois homens armados.

"Neste país matam as pessoas, dizem-nos que vão investigar e uma semana depois não se sabe mais nada. Queremos que se identifiquem os assassinos, que sejam julgados, que as autoridades nos deem um exemplo de justiça", disse uma portuguesa à Agência Lusa.

Muito contrariada com a situação, Fátima Agrela explicou que "os imigrantes passam a vida inteira a trabalhar e, de repente, vem alguém que lhes rouba as coisas ou os assassina".

"Parece que o crime está a generalizar-se e quanto mais se combate mais casos aparecem. Os 'negócios' estão a ser constantemente assaltados, as pessoas têm medo de sair à rua, já não só em horas da noite, mas também durante o dia", disse.

Nos cartazes dos manifestantes era possível ler-se mensagens como "outro inocente vítima da violência", "basta de violência" e "já basta".

O general Américo Villegas, vice-ministro de segurança cidadã, esteve no local do protesto, tendo os manifestantes aproveitado para se queixarem da falta de segurança e de que a 'Guarda do Povo' (GP, polícia militar em funções de segurança dos cidadãos) não responde às denúncias dos roubos que ocorrem diariamente.

Carlos Júlio Rojas, presidente da Assembleia de Cidadãos de La Candelária, denunciou às autoridades e aos jornalistas que alguns oficiais da GP estavam a "cobrar 500 bolívares (58 euros) para dar proteção aos comerciantes".

Por outro lado, insistiu que é preciso "depurar" aquele organismo e que mais polícias sejam enviados a supervisionar a zona.

O protesto ocasionou forte congestionamento no centro de Caracas.

Natural de São Vicente, Madeira, José Correia, de 77 anos foi assassinado terça-feira por dois indivíduos armados que assaltaram a sua padaria.

O assassínio ocorreu pelas 06:30 horas locais (12:00 horas em Lisboa), quando o comerciante abriu umas das portas da padaria El Faro.

Os assaltantes, que chegaram numa motocicleta, ameaçaram o comerciante e o levaram para dentro a casa de banho onde lhe deram três tiros.

Depois, vandalizaram todo o estabelecimento comercial, forçaram a abertura da caixa registadora e levaram o dinheiro da venda alcançada na tarde de segunda-feira.

Após tomarem conhecimento do crime, dezenas de residentes bloquearam várias ruas de La Candelária, em protesto pela alta insegurança que se regista no país e para pedir que os assassinos sejam identificados e castigados.

José Correia, que emigrou para a Venezuela aos 16 anos, deixa uma mulher e dois filhos.

Um irmão da vítima foi assassinado há alguns anos, em Caracas, durante um assalto a um estabelecimento comercial.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana