domingo, 31 de agosto de 2014

CHUI SAI ON REELEITO CHEFE DO GOVERNO DE MACAU - perfil




Macau, China, 31 ago (Lusa) -- Aos 57 anos, Fernando Chui Sai On, político de Macau com formação nos Estados Unidos, foi hoje reeleito chefe do Executivo da cidade, um mandato que o coloca a cumprir 20 anos na cúpula do poder local.

Depois de quase 10 anos como Secretário dos Assuntos Sociais e Cultura -- cargo que suspendeu para se candidatar ao posto de chefe do Governo -- Chui Sai On foi eleito a 26 de julho de 2009 como 'terceiro' líder do Governo depois de Edmund Ho ter cumprido os dois primeiros mandatos, tantos quantos a lei permite.

Natural de Macau, onde nasceu em janeiro de 1957, Chui Sai On concluiu o ensino secundário na escola Ling Nam e seguiu para os Estados Unidos onde se licenciou em Gestão de Sanidade Urbana e prosseguiu estudos de mestrado e doutoramento em Gestão de Saúde Pública.

Quando, em 2009, chegou ao mais alto cargo da administração de Macau, apenas dez anos depois da transferência de poderes de Portugal para a China, Chui Sai On 'levava' consigo o título de 'supersecretário', uma avaliação feita pela abrangência das áreas que tinha a seu cargo -- assuntos Sociais, saúde, cultura, educação básica e ensino superior, desporto e turismo - já que, em termos do número de serviços sob a sua tutela, o 'dono' da pasta das Obras Públicas era o mais sobrecarregado.

Oriundo de uma das principais famílias de Macau, Chui Sai On tem uma longa carreira política que começou com o cargo de deputado à Assembleia Legislativa entre 1992 e 1996, ainda na administração portuguesa.

A sua atividade cívica e profissional envolveu também o cargo de diretor de duas escolas - Kiang Peng e da escola de Formação Profissional Kiang Peng -, e o de membro do Conselho da Juventude e do Conselho do Ambiente do Governo de Macau.

No capítulo social, a atividade é mais extensa e diversa em coletividades como, entre outras, a Associação de Beneficência Tong Sin Tong, Associação de Beneficência do Hospital Kiang Wu, Associação Juvenil dos Empregados do Hospital Kiang Wu e Associação do Pessoal de Enfermagem de Macau.

Chui Sai On esteve também ligado à Federação da Juventude da China, Associação dos Jovens Empresários de Macau e à Associação de Apoio aos Deficientes de Macau.

Como Secretário dos Governos de Edmund Ho e como líder do Executivo de Macau, Chui Sai On assumiu e assume também vários cargos como Presidente do Conselho Consultivo da Reforma da Saúde de Macau ou chanceler da Universidade de Macau.

JCS // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana