segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cimeira EUA-África reúne mais de 40 chefes de Estado e de governo em Washington




Começa nesta segunda-feira (4), em Washington, a cimeira EUA-África, promovida pelo presidente Barack Obama, e que deverá reunir na capital norte-americana mais de 40 chefes de Estado e de governo de países africanos

África 21, com agências

Washington - Começa segunda-feira (4), em Washington a cimeira EUA-África, promovida pelo presidente Barack Obama, e que deverá reunir na capital norte-americana mais de 40 chefes de Estado e de governo de países africanos.

O encontro de três dias tem como tema "Investir na próxima geração" e incidirá sobre a governação, a paz e a estabilidade regional.

A cimeira visa dar sequência à digressão africana de Barack Obama, em meados de 2013, e fortalecer os laços económicos e de desenvolvimento entre os dois continentes.

O encontro vai discutir os meios de impulsionar o crescimento, oferecer novas  possiblidades e criar um ambiente propício para a juventude.

De acordo com fontes diplomáticas, a cimeira é a primeira deste tipo e o maior evento  organizado por um presidente norte-americano com os chefes de Estado e de Governo dos países africanos, com o objetivo de incentivar os progressos nas áreas-chave que África considera essenciais para o seu futuro.




Eduardo dos Santos ausente da cimeira EUA-África em Washington

O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não estará presente na cimeira EUA-África que reúne durante três dias em Washington o presidente norte-americano Barack Obama e mais de 40 chefes de Estado e de governo de países africanos.

África 21

Luanda - O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não estará presente na cimeira EUA-África que reúne durante dois dias em Washington o presidente norte-americano Barack Obama e mais de 40 chefes de Estado e de governo de países africanos.

Eduardo dos Santos enviou em sua representação o vice-presidente da República, Manuel Vicente.

Da comitiva angolana fazem ainda parte os ministros das Relações Exteriores, Georges Chikoti, das Finanças, Armando Manuel, dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos e da Energia e Água, João Baptista Borges.

De acordo com o correspondente da rádio RFI em Luanda, Avelino Miguel, a ausência de Eduardo dos Santos é atribuída à recusa de Obama rejeitar um encontro bilateral como pretendia o presidente angolano.

O chefe de Estado de Angola, José Eduardo dos Santos, que detém, atualmente, a presidência dos países africanos  da região dos Grandes Lagos, e do Fórum dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), tinha afirmado que só participaria na cimeira de Washington caso tivesse um encontro oficial em "tête-à-tête", com o presidente americano, Barack Obama, independentemente, da sua participação na dita cimeira, segundo a RFI.

Eduardo dos Santos é o único presidente dos Palop que não estará presente na reunião de cúpula promovida pela Casa Branca.

Antes de viajar para Washington, o ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoti, declarou à imprensa que a posição de Angola será apresentada na cimeira, designadamente o "seu ponto de vista sobre a resolução de conflitos e segurança em África".

Leia mais em África 21

Sem comentários:

Mais lidas da semana