sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EMBAIXADOR MOÇAMBICANO MURARGY CONDECORADO NO BRASIL




O embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy foi segunda-feira (11.8) condecorado no Brasil, com a Ordem de Mérito Judiciário do Trabalho 2014, numa cerimónia de homenagem a 67 personalidades realizada no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília, a capital brasileira.

De acordo com uma nota sobre o assunto, enviada ontem à nossa Redacção pelo ministério moçambicano dos Negócios estrangeiros e Cooperação, esta é a terceira condecoração que Murargy recebe das autoridades brasileiras.

A primeira a do Grã-Cruz da Ordem ao Barão do Rio Branco da República Federativa do Brasil, enquanto a segundo foi a atribuição do Diploma de Honra do Presidente, referiu ainda a mesma nota.

Durante a cerimónia, ainda segundo a mesma fonte, o Presidente do Tribunal Superior de Trabalho do Brasil, Barros Levenhagen, destacou que “todos os homenageados representam aquilo que a Ordem do Mérito Judiciário procurou atender, premiando pessoas que investiram o seu tempo em causas maiores”.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 1970, e anualmente, sempre em Agosto,  organiza cerimónias de condecoração, em reconhecimento de instituições e personalidades brasileiras e estrangeiras que tenham se destacado no exercício das suas funções, e que, de algum modo, tenham contribuído para o desenvolvimento do Brasil.

Murargy foi condecorado neste âmbito, pelo seu contributo na promoção e reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre a República de Moçambique e a República do Brasil, durante o exercício do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do nosso país em Brasília, de 2006 a 2012.

Na próxima segunda-feira, em Belo Horizonte, capital do Estado brasileiro de Minas Gerais, Isaac Murargy vai ser outorgado novamente, desta vez com o título de cidadão honorário daquele Estado pela respectiva Assembleia Estadual.

Murargy é o actual Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), desde a IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada a 20 de Julho de 2012, em Maputo. Nascido a 10 de Maio de 1946, pai de cinco filhos, Murargy é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal.

Embaixador de carreira diplomática da República de Moçambique, ele chefiou as missões diplomáticas moçambicanas em França, Alemanha, Suíça, Tunísia, Gabão, Mali, Costa do Marfim, Senegal, Irão, Palestina, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Jornal Notícias (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana