segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PR DA INDONÉSIA EM TIMOR-LESTE PARA REFORÇO DA COOPERAÇÃO




Díli, 25 ago (Lusa) - O Presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, chegou hoje a Timor-Leste para uma visita oficial durante a qual vai ser reforçada a cooperação entre os dois países com a assinatura de vários memorandos de entendimento.

Susilo Bambang Yudhoyono, que cessa funções de chefe de Estado em outubro, depois de ter sido Presidente da Indonésia durante 10 anos, aterrou no aeroporto de Díli cerca de 11:30 (03:30 em Lisboa) acompanhado de uma delegação, que inclui vários ministros e sem prestar declarações à imprensa.

Segundo o programa, distribuído aos jornalistas no aeroporto, durante a sua estada em Díli, que termina quarta-feira, os dois países vão assinar memorandos de entendimento na área da educação, cultura, pescas e desenvolvimento regional integrado.

Está também prevista a assinatura de um memorando de entendimento entre a companhia aérea estatal indonésia Garuda Airlines e a Air Timor, empresa privada, bem como uma declaração conjunta relativa a dois pontos de passagem na fronteira terrestre entre os dois países.

Do programa constam também uma visita ao cemitério de Santa Cruz e encontros com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak, e com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Susilo Bambang Yudhoyono entrega no dia 20 de outubro a Presidência da Indonésia a Joko Widodo, governador de Jacarta e vencedor das eleições presidenciais com 53% dos votos.

A última deslocação de Susilo Bambang Yudhoyono a Díli ocorreu em maio de 2012 para assinalar o 10º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste.

Em setembro, Susilo Bambang Yudhoyono realiza uma visita a Portugal, a primeira de um chefe de Estado indonésio desde 1960, para encerrar o capítulo de Timor-Leste.

MSE // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana