sábado, 13 de setembro de 2014

É PORTUGUÊS, É JIHADISTA E EXPLICA PORQUE FOI PARA A SÍRIA




As autoridades portuguesas acreditam que serão mais de dez os portugueses jihadistas que se alistaram no Estado Islâmico. O Expresso encontrou um desses jovens e conseguiu conversar com ele. Com dupla nacionalidade –portuguesa e francesa – o jovem agora atende pelo nome de Omar, vive na Síria e explica que luta no Médio Oriente “por causa das injustiças que existem sobre os muçulmanos”.

A notícia caiu como uma bomba: existem jovens europeus que abandonaram a família e o seu país natal para se juntarem ao Estado Islâmico no Médio Oriente.

O Expresso chegou à fala com um desses jovens que é lusodescendente e que, numa breve conversa, explicou o que o levou até à Síria.

Em 2009, o jovem que tem nacionalidade portuguesa e francesa converteu-se ao Islão, apesar de toda a família ser cristã. Mudou-se para Raqqa há cerca de um ano e agora chama-se Omar.

Quando questionado, via Facebook, porque é que decidiu partir para a Síria, o jovem de 23 anos respondeu sem hesitar: “Por causa das injustiças que existem sobre os muçulmanos”.

Omar partiu para a Síria na companhia de um amigo. Não conheciam ninguém no país muçulmano mas partiram em “aventura”. Um ano e um mês depois já matou pessoas e já foi ferido em combate, embora sem gravidade.

Sobre a família, que nasceu uma aldeia de Trás-os-Montes, teceu poucos comentários. Disse apenas que os familiares “choram” sempre que falam ao telemóvel.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana