segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Moçambique - Eleições: MAIS DE 17 MIL MESAS DE VOTO VÃO SER INSTALADAS




O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral de Moçambique (STAE) vai instalar 17.014 assembleias de voto para as eleições gerais de outubro, esperando a participação de 10,8 milhões de eleitores, avançou hoje à agência Lusa o porta-voz da organização.

De acordo com Lucas José, o STAE iniciou recentemente o processo de capacitação dos formadores nacionais, uma equipa composta por cerca de 150 pessoas, que irá formar a nível nacional e provincial 3.500 formadores, estes últimos responsáveis pelo processo formativo dos 130 mil candidatos a Membros das Mesas de Voto (MMV).

Os MMV deverão ser distribuídos a uma média de sete membros por casa uma das 17.014 assembleias de voto previstas, que serão instaladas nas 11 províncias do país, e na qual são esperados 10.815.513 de eleitores nas eleições presidenciais, legislativas e provinciais de 15 de outubro, cuja campanha eleitoral arrancou no domingo.

Baseado em aspetos técnicos do funcionamento das mesas de votação e a matérias relacionadas com o Código de Conduta que pauta a relação dos MMV com os eleitores e os delegados dos partidos políticos, a formação de cada membro tem em média a duração de 10 dias.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana