terça-feira, 23 de setembro de 2014

Moçambique: EMPRESAS DE TURISMO OPERAM NO VERMELHO



Empresas da área de turismo perderam mais de 40 milhões de meticais devido à tensão político-militar. Associada a outras dificuldades, as empresas acumularam prejuízos globais de 82 milhões de meticais, segundo um estudo da CTA.

Os prejuízos provocados pela tensão político-militar, entre as tropas governamentais e os homens armados da Renamo, já estão a ser divulgados pelos agentes económicos. Os operadores turísticos, que já há muito se queixavam de quebra de actividade, apareceram ontem a público anunciar prejuízos avultados devido à tensão. 

As empresas da área de turismo perderam mais de 40 milhões de meticais devido à tensão político-militar ano passado. Associada a outras dificuldades, as empresas acumularam prejuízos globais de 82 milhões de meticais, segundo um estudo da Confederação das Associações Económicas (CTA).

“Se formos a verificar, só o universo de trinta empresas que foram inquiridas pela consultora que fez o estudo tiveram um prejuízo total de cerca de 82 milhões de meticais por ano, devido a constrangimentos. O estudo mede também o impacto que o conflito armado teve. Fala-se de um prejuízo na ordem de 41 meticais”, disse o vice-presidente do pelouro de Turismo na CTA, João das Neves.

Este dado foi apurado através da seguinte questão: quantas pessoas cancelaram as suas vindas a Moçambique devido à tensão político-militar? E quase todas as empresas responderam que foram vítimas.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana