quinta-feira, 4 de setembro de 2014

PUTIN EXPÕE PLANO DE NORMALIZAÇÃO NA UCRÂNIA




O presidente da Rússia, Vladimir Putin, opina que para pôr fim à violência e estabilizar a situação no sudeste da Ucrânia ambas as partes conflitantes têm de coordenar e realizar uma série de ações concretas.

“Primeiro, será necessário suspender as ofensivas militares ativas empreendidas pelas forças armadas e milícias do sudeste na direção de Donetsk e Lugansk”, anunciou Putin numa conversa com jornalistas. Explicou que, durante a sua viagem à Mongólia, ele traçou seu próprio plano de regularização da crise ucraniana que passamos a transcrever:

Segundo ponto do plano é retirar as tropas ucranianas para uma distância que exclua a possibilidade de ataques de artilharia pesada e sistemas de fogo simultâneo.

Terceiro, garantir a realização de uma supervisão internacional objetiva sobre a observância do cessar-fogo e o monitoramento da situação que se crie, deste modo, na zona de segurança.

Quarto, excluir o emprego de aviação militar contra a população civil e as povoações na zona do conflito.

Quinto, organizar a troca de prisioneiros pela fórmula “todos por todos” sem quaisquer condições prévias.

Sexto, abrir corredores humanitários para a deslocação de refugiados e o fornecimento de cargas humanitárias para cidades e vilas de Donbass, regiões de Donetsk e Lugansk.

Sétimo, garantir a possibilidade de envio, para as vilas afetadas pela guerra, de brigadas de socorro, incumbidas de reabilitar as infraestruturas sociais e econômicas.

Na opinião de Putin, os acordos definitivos entre as autoridades de Kiev e representantes do Sudeste “poderiam ser alcançados e firmados no decurso de uma reunião do Grupo de Contato, agendada para o dia 5 de setembro”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana