quarta-feira, 10 de setembro de 2014

UNIÃO EUROPEIA E EUA APOIAM COM MILHÕES PROGRAMAS RURAIS E ONGs TIMORENSES




União Europeia vai apoiar Timor-Leste com 95 milhões de euros até 2020

Díli, 09 set (Lusa) - A União Europeia vai apoiar Timor-Leste com 95 milhões de euros até 2020 em programas de desenvolvimento rural, boa governação e de apoio à sociedade civil, anunciou hoje em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

O Programa Indicativo Nacional (PIN) foi assinado entre o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e o Comissário Europeu para o Desenvolvimento, Andris Piebalgs, no início de setembro, na Samoa, durante a sua participação na terceira conferência internacional de Pequenos Estados-Ilha em Desenvolvimento.

Segundo o comunicado, o PIN, ao abrigo do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento para o período entre 2014-2020, tem como setores prioritários o apoio à boa governação, com programas no valor de 30 milhões de euros, o desenvolvimento rural, com um orçamento de 57 milhões de euros, e o apoio à sociedade civil, com uma atribuição de oito milhões de euros.

O apoio da União Europeia tem como objetivo "fortalecer a economia e a democracia em Timor-Leste, melhorando a eficácia e a transparência dos serviços do governo à população", refere o comunicado.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o apoio da União Europeia suporta as áreas identificadas pelo Governo de Timor-Leste como prioritárias.

MSE // VM - Lusa

EUA apoiam organizações não-governamentais timorenses com quase 50 mil dólares

Díli, 09 set (Lusa) -- Os Estados Unidos vão apoiar várias organizações não-governamentais timorenses para promoverem a educação cívica e atividades para prevenção de violência baseada no género, anunciou hoje a embaixada daquele país em Díli.

Em comunicado, a representação diplomática referiu que o donativo, no valor de mais de 48 mil dólares (cerca de 37 mil euros), vai ser dividido por cinco organizações não-governamentais de Timor-Leste e serve para apoiar programas que promovam também o papel das mulheres na sociedade e o parlamento comunitário.

"O donativo mostra como o Governo dos Estados Unidos colabora com a sociedade civil para promover os direitos humanos e os direitos das mulheres em Timor-Leste", afirma, citado no comunicado, o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Steven McGann.

A decisão da atribuição dos donativos foi feita após visitas do encarregado de negócios às organizações não-governamentais, durante as quais destacou a "grande importância" que os Estados Unidos dão às questões relacionadas com as mulheres, paz e segurança.

O donativo vai ser entregue à Feto iha Kbiit Serbisu Hamutuk, para o programa que ensina as mulheres a liderar, ao Instituto Haberan, para apoio a parlamentos comunitários, à Juba iha Visau Foun, para educar homens sobre a prevenção da violência baseada no género, à Fundação Moris Foun, para formação de formadores em educação cívica e prevenção de violência, e ao Forum Peduli Wanita Oecússi, para dar a conhecer a lei da violência doméstica aos líderes locais.

"Este apoio visa aumentar o conhecimento e a consciencialização sobre a violência baseada no género, democracia, prevenção de violência e a autonomia das mulheres entre os membros da comunidade", acrescenta o comunicado.

MSE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana