quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ANGOLA PODE PRESTAR GRANDE APOIO À ONU



João Dias – Jornal de Angola

A embaixadora dos Estados Unidos em Angola, Helena Meagher La Lime, reconheceu ontem em Luanda o grande papel e apoio que Angola vai prestar às Nações Unidas, no âmbito da pacificação da Região dos Grandes Lagos e da República Centro Africana, caso o país seja eleito este mês como membro não permanente do Conselho de Segurança da organização mundial.

A diplomata falava à imprensa depois de ser recebida em audiência pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, e referiu que o seu governo não faz declarações públicas sobre a posição ou votos em relação à eleição para membros não permanentes, mas admitiu ser bem clara a liderança que Angola está a demonstrar em África. “Acho que se Angola for eleita para membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas vai prestar um grande apoio à ONU. Vamos esperar e depois discutir sobre o trabalho que se vai fazer”, disse. 

O Vice-Presidente da República analisou com Helena La Lime aspectos relacionados com a pacificação da região dos Grandes Lagos, onde ainda persistem alguns focos de conflito, e sobre os esforços e a contribuição do país para a pacificação da República Centro Africana e a consequente disponibilização de forças para a manutenção da paz naquele país. Angola anunciou em Setembro disponibilidade em enviar para a República Centro Africana uma força de cerca de dois mil efectivos. 

A audiência permitiu passar em revista as relações de cooperação entre os dois países no domínio da segurança marítima e a diplomata americana reconheceu igualmente o empenho do Executivo na divulgação, sensibilização e informação sobre o vírus do ébola à população. Os Estados Unidos continuam a apoiar o combate à doença nos países afectados pelo vírus. A participação de uma delegação angolana, chefiada pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, na 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas, foi também abordada durante a audiência.

A diplomata norte-americana entregou as cartas credencias ao Presidente José Eduardo dos Santos no dia 18 de Julho. Antes, exerceu a função de directora no Comando Militar dos Estados Unidos para África em Estugarda, Alemanha, onde trabalhou em programas de cooperação militar dos Estados Unidos para África. Helena Meagher La Lime foi confirmada pelo Senado americano como embaixadora dos Estados Unidos para Angola em Maio de 2014. 

Recentemente, em Nova Iorque, o enviado especial dos Estados Unidos para a Região dos Grandes Lagos, Russell Feingold, reconheceu o “trabalho excepcional” de Angola na solução da crise política e militar da Região dos Grandes, com principal incidência na RDC.

Foto: Mota Ambrósio

Sem comentários:

Mais lidas da semana