sábado, 25 de outubro de 2014

Brasil - Eleiçõesl: AS MENTIRAS QUE AÉCIO CONTA




Candidato do PSDB faz discurso promissor, mas esconde propostas antipopulares para economia, saúde, educação e direitos trabalhistas

Pedro Rafael Vilela, Brasília (DF) - Brasil de Fato

Para quem acabou de chegar de Marte e está acompanhando os discursos e as promessas de Aécio Neves (PSDB) para o país, pode até se entusiasmar com o que vê num primeiro momento.Como ninguém administra um país sozinho, por trás de cada candidatura existe um projeto de governo bem definido. O cientista político Francisco Fonseca, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, explica que, no caso do tucano Aécio Neves, o projeto tem um claro viés neoliberal para a economia, com redução do papel do Estado e forte controle dos gastos públicos. Esse modelo, adverte o professor, tende a contingenciar os investimentos em área social, como saúde, educação, moradia, etc.

“É o mesmo modelo aplicado durante o período FHC, de liberalização da economia para o capital internacional e redução de direitos sociais, como as garantias trabalhistas”, aponta.

O Brasil de Fato investigou a consistência das promessas do tucano e descobriu oito temas em que Aécio Neves fala uma coisa, mas planeja outra bem diferente, caso seja eleito. Confira:

 - Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES

Armínio Fraga, indicado por Aécio Neves para ser seu ministro da Fazenda, já afirmou que é preciso uma “correção de rumo” no atual modelo de bancos públicos e que, “no final da linha”, não sabe muito “o que vai sobrar”. Na prática, seria o fim de programas como o Minha Casa, Minha Vida, o financiamento de grandes obras pelo BNDES e a oferta de créditos subsidiados para diversos setores da economia.

- Privatização do pré-sal 

As grandes petroleiras internacionais até hoje não se conformam com a Lei do Pré-Sal, aprovada pelo governo Lula, que ampliou o poder da Petrobrás e garantiu maior arrecadação financeira com a exploração das reservas. Elas querem a volta modelo anterior, que permite a entrega de 90% das reservas diretamente às empresas. Representantes de gigantes do petróleo como a Chevron chegaram a receber garantias do PSDB, partido do Aécio, de que a lei seria revista num eventual governo tucano. 

- Direitos trabalhistas 

Aécio se diz defensor dos trabalhadores, mas votou contra direitos trabalhistas fundamentais. Em 2001, quando era presidente da Câmara dos Deputados, foi favorável ao PL 5.483, que previa flexibilização da CLT, atingindo garantias como férias e 13º salário. 

- Salário mínimo 

Em 2011, Aécio votou contra o projeto de lei do aumento real do salário mínimo, justamente uma das medidas mais importantes dos governos Lula e Dilma, que permitiu crescimento de 72% em 10 anos. Armínio Fraga, indicado por Aécio para ser ministro da Fazenda, já afirmou que o salário mínimo no Brasil está muito alto. 

- Geração de empregos e inflação 

Em oito anos de governo (1995-2002), o PSDB gerou cerca de 5 milhões de empregos. Somando o período Lula/Dilma, o número de empregos gerados no país passa dos 20 milhões. Já a inflação, que está na faixa do 6,5% ao ano, tem sido alvo de duras críticas do tucano Aécio Neves, que fala em reduzir esse índice para 3%. O que o tucano esconde é que para chegar nessa marca, teria que desacelerar a economia, aumentando a taxa de juros e diminuindo a oferta de crédito, gerando desemprego.

- Mais Médicos 

Aécio Neves fala em manter o programa Mais Médicos, uma das vitrines do governo Dilma que está levando atendimento médico para 50 milhões de pessoas nas regiões mais remotas do país. O candidato, no entanto, fala em rever o contrato dos médicos que cubanos. Essa medida vai inviabilizar, na prática, a continuidade do programa, uma vez que, dos 14 mil médicos contratados, mais de 11 mil são cubanos. 

- Educação Aécio

Neves fala em fundar a “Nova Escola” brasileira, mas a experiência da população mineira com o tucano é desoladora. Desde 2003, o estado não investe o mínimo de 25% da arrecadação em educação. Como consequência, faltam um milhão de vagas no Ensino Médio. Na alfabetização, apenas 35% de crianças têm vagas. 

 - Serviço público e nepotismo 

Aécio Neves acusa o PT de aparelhar o Estado, mas quando foi governador, nomeou nove parentes para cargos públicos em MG. Além disso, em oito anos, o PSDB contratou, via concurso público, cerca de 51 mil servidores. Nos últimos 12 anos, os governos Lula/Dilma contrataram mais de 234 mil servidores. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana