segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Catalunha: INDEPENDENTISTAS QUEREM ELEIÇÕES DENTRO DE TRÊS MESES




Protesto na Catalunha surge depois de Artur Mas ter optado por um modelo alternativo de referendo

As associações independentistas da Catalunha exigiram ontem em Barcelona – perante milhares de pessoas – a realização de eleições regionais dentro de três meses depois de o presidente da região, Artur Mas, ter optado por um modelo alternativo de referendo. “Presidente, convoque eleições, nós queremos votar dentro de três meses, queremos chegar à Primavera de 2015 com um novo parlamento”, declarou Carme Forcadell, dirigente da Assembleia Nacional da Catalunha (ANC), a principal força por detrás das manifestações a favor da independência desta região do Norte de Espanha.

Agitando numerosas bandeiras independentistas, milhares de catalães responderam ao apelo das associações e juntaram-se na praça da Catalunha, no centro de Barcelona, antes do referendo agendado para o próximo dia 9 de Novembro e cujo modelo inicialmente proposto foi suspenso pela Justiça espanhola, por ser inconstitucional.

A 14 de Outubro, Artur Mas mostrou-se decidido a realizar o referendo num modelo de “participação cidadã”, algo que pode fazer sem violar a Constituição espanhola. “O governo da Catalunha mantém o objectivo de realizar a consulta de 9 de Novembro de 2014. Isto significa que haverá locais abertos para que o público possa votar e participar. Haverá urnas e boletins de voto e a mesma pergunta”, afirmou Artur Mas. Todos os cidadãos maiores de 16 anos, explicou, poderão votar nessas urnas instaladas em locais do governo regional, ou seja, “sem depender de terceiros” como aconteceria no caso das autarquias. A consulta não se celebrará, no entanto, de acordo com o decreto que Artur Mas assinou porque o Tribunal Constitucional não levantou a suspensão do diploma e da lei de consultas catalã, como consequência do recurso do governo espanhol ao referendo. No entanto, o facto de a lei vigente dar já competências ao governo regional em matérias de participação cidadã, permitem convocar os catalães a votar. O governo catalão vai também criar um conselho geral de participação “que vigiará a transparência de toda a consulta” e os resultados serão anunciados a 10 de Novembro.

Jornal i - foto AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana