sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MANIFESTANTES DE HONG KONG PLANEIAM VIAJAR ATÉ PEQUIM




Hong Kong, China, 31 out (Lusa) - Os manifestantes pró-democracia de Hong Kong estão a considerar viajar até Pequim para apelar diretamente ao Governo Central, numa altura em que a capital chinesa acolhe uma cimeira onde vão comparecer Barack Obama e outros líderes mundiais.

Há mais de um mês que os manifestantes ocupam as ruas da cidade, pedindo eleições livres para o sufrágio de 2017 no qual será escolhido o próximo líder do governo de Hong Kong.

Pequim rejeitou o pedido dos pró-democratas, feito a 31 de agosto, para que os candidatos não tenham de ser pré-selecionados por uma comissão de número restrito, uma imposição vista como uma forma de o Governo Central controlar os resultados das eleições.

Alex Chow, presidente da Federação de Estudantes, um dos grupos que tem estado na liderança dos protestos, disse que os manifestantes estavam a discutir a possibilidade de se deslocarem até Pequim e pressionarem as autoridades a abrirem conversações diretas.

"Devemos dizer ao mundo e ao Governo que a decisão tomada a 31 de agosto tem de ser revogada", disse Alex Chow, apelando aos manifestantes para pensarem em "abordar diretamente Pequim".

Tudo indica que os manifestantes estão a considerar comparecer no encontro da Cooperação Económica Ásia Pacífico, em Pequim, nos dias 10 e 11 de novembro, quando o Presidente chinês recebe líderes dos Estados Unidos, Rússia e Japão, entre outros.

No entanto, não se sabe se os líderes estudantis vão conseguir viajar até à capital, já que necessitam de uma autorização emitida pelas autoridades chinesas.

ISG // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana